Juventude Evangélica



ID: 2770

O homem que ensinava a orar

10/06/2017

 

Lado PALAVRA

O HOMEM QUE ENSINAVA A ORAR


Lutero em sua devoção sempre enfatizou que os Dez Mandamentos, o Credo Apostólico e o Pai Nosso deviam ser pronunciados, estudados, orados diariamente. Ele ensinou a orar da seguinte forma: Primeiramente orar “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém”. Depois, orar o Pai Nosso e o Credo e em seguida fazer uma oração, considerando sempre o horário e a ocasião em que a oração é feita.

Para Lutero, a oração é imprescindível na vida da pessoa cristã. Mesmo quando não se tenha vontade de orar é necessário que se faça, pois, segundo ele, “a carne e o diabo estão constantemente dificultando e impedindo a oração” (Martim Lutero. Pelo Evangelho de Cristo, p. 318). Por isso, ao despertar, a primeira tarefa da pessoa cristã é orar, assim também a última do dia, antes de dormir. Mas não só isso, pois, segundo Lutero, todo o trabalho e fazer da pessoa crente é uma oração (Martim Lutero. Pelo Evangelho de Cristo, p. 318), ou pelo menos deveria ser. Leia algumas das orações escritas por Lutero:


Confissão de pecados

Deus Todo-Poderoso, Pai misericordioso. Eu, pessoa pobre, miserável e pecadora, confesso-te todos os meus pecados e injustiças que cometi em pensamentos, palavras e ações. Com eles, em algum momento causei a tua ira, merecendo o teu castigo nesta vida e na eternidade. Todos esses pecados pesam em minha consciência e me arrependo deles profundamente. Peço-te, por causa da tua misericórdia infinita e da inocente e amarga paixão e morte de teu Filho Jesus Cristo: tem misericórdia de mim, pobre pessoa pecadora. Perdoa todos os meus pecados. Concede-me a força do teu Espírito Santo para melhorar a minha vida. (Hinos do Povo de Deus – IECLB, p.331).


Oração da manhã

Meu Pai celeste, graças te dou, por Jesus Cristo, teu Filho amado, por me haveres defendido de todo o dano e todos os perigos da noite passada, e peço-te que me preserves também neste dia do pecado e de todo o mal, para que todas as minhas ações e minha vida te agradem. Nas tuas mãos me entrego, de corpo e alma, bem como todas as coisas. Esteja comigo o teu santo  anjo, para que o inimigo maligno não tenha poder algum sobre mim. Amém. (Catecismo Menor de Martim Lutero)


Oração da noite

Meu Pai celeste, graças te dou por Jesus Cristo, teu amado Filho, por me haveres protegido bondosamente neste dia, e peço-te que me perdoes todos os pecados e o mal que fiz e me protejas por tua graça nesta noite. Nas tuas mãos te entrego, de corpo e alma, bem como todas as coisas. Esteja comigo o teu santo anjo, para que o teu inimigo maligno não tenha poder algum sobre mim. (Catecismo Menor de Martim Lutero)


Profissão pública de fé feita por Lutero

Eu deposito a minha confiança em pessoa alguma deste mundo. Nem em minha própria pessoa, nem em meu poder, minha habilidade, bondade, piedade ou em que eu possa ter. Eu deposito a minha confiança em nenhuma criatura, esteja ela no céu ou na terra. Eu me atrevo a depositar a minha confiança unicamente em Deus uno, invisível, incompreensível, criador do céu e da terra, que reina, ele só, sobre todas as criaturas. Não temo toda a maldade do príncipe deste mundo e de seus comparsas. Meu Deus é acima de todos eles. Eu confio, apesar de tudo, em Deus, ainda que esteja desamparado ou desamparada, perseguido ou perseguida por todas as pessoas. Eu confio, apesar de tudo, sem sabedoria, desprezado, desprezada ou carente de tudo, nele, e ainda que pessoa pecadora. Porque esta, a minha confiança inabalável, deve pairar sobre tudo o que existe e o que não existe, sobre pecados e virtudes e sobre tudo, para que em Deus, pura e sinceramente, se conserve a confiança tal qual o primeiro mandamento me obriga. Nem tão pouco quero esperar prodígios, tentando a Deus. Eu confio nele constantemente ainda que ele demore, nem imponho a ele termo ou tempo, medida ou modo de sua ação. Mas tudo eu entrego ao juízo da sua divina vontade, em confiança livre e leal. (Martim Lutero, Profissão de Fé)


Este estudo teve a linguagem revista e atualizada. A proposta integra o volume 3 da Coleção Palavração denominado “Graça e Fé: temperos para a vida”, publicado em 2003 pelo Departamento Nacional para Assuntos da Juventude da IECLB – DNAJ, sob a coordenação de Cláudio Giovani Becker e impresso por Contexto Gráfica e Editora (ISBN 85-89000-14-1).  


A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br