Reunidos em Joinville, SC, de 24 a 29 de julho participantes da juventude de nossa Igreja divulgaram a mesagem do encontro, que compartilha um pouco da caminhada. Confira abaixo a mensagem, na íntegra:
A DANÇA
Dançando, louvando, cantando e orando, jovens vieram de muitos Sínodos da IECLB, do Norte e do Sul, do Leste e do Oeste, e se reuniram para participar do 4º FEST’ART e do 18º Congresso Nacional da Juventude Evangélica, em Joinville - SC, nos dias 24-29 de julho de 2006. Como a dança das abelhas Zumzum e Melita, mascotes e símbolos da juventude da IECLB, neste Congresso, que transformam o néctar e o pólen depositando-os em alvéolos. Os jovens também podem dançar numa harmonia capaz de transformar o mundo, pela graça de Deus, usando dons e a capacidade criativa e alegre para adoçar a vida. Como as abelhas que através de sua dança aponta caminhos para o doce, a juventude reunida no Congresso, com o tema: “Vivendo dons, adoçando a vida, transformando o Mundo” também quer apontar um novo caminho, um novo horizonte para os jovens, onde o doce da vida se faz presente.
O DOCE
O Doce é viver. O desafio é adoçar a vida da juventude, pois foi ensaiado um jeito saboroso de viver a fé. Como uma aldeia que compartilha o gosto pela vida, excluí-se o amargo, compartilha-se o tempo, reconstrói-se valores fundamentais da vida. O monótono é deixado de lado. Dá-se um novo sentido ao doce, que se traduz agora em comprometimento que brota do Evangelho em direção de um novo tempo, que comunga com anseios, esperanças, dores e lutas da juventude presente. Jovem é presente, não futuro. É gente que se envolve na luta por vida digna, sem preconceitos. “Você pode até dizer que eu sou um sonhador. Mas não sou o único. Espero que um dia você se junte a nós. Aí, o mundo será como se fosse um”. J. Lennon. Inserir-se ousadamente nas lutas do povo a partir do compromisso que brota do Evangelho em direção à libertação de tudo que oprime e nega a dignidade de filhos e filhas de Deus é partilhar a fé e a luta por justiça e paz.
A OUSADIA
A ousadia nos grupos de jovens e comunidades precisa ser a marca da juventude da IECLB. A carta de Che para seus filhos lerem quando grandes, numa tradução de hoje, fala: Se sentires a dor dos outros como a tua dor, se a injustiça no corpo do oprimido for a injustiça que fere a tua própria pele, se a lágrima que cair do rosto desesperado for a lágrima que você também derrama, se o sonho dos deserdados desta sociedade cruel e sem piedade for o teu sonho de uma terra prometida, então serás um revolucionário, terás vivido a solidariedade essencial. Ousada é a maneira de manifestar a fé em Jesus Cristo.
O SERVIÇO
M. Luther que diz: Olha para a tua vida. Se não te encontrares, como Cristo, no Evangelho, em meio aos pobres e necessitados, então que saibas que a tua fé ainda não é verdadeira, e que certamente ainda não provaste a ti o favor e a obra de Cristo. Ler e viver o Evangelho de Jesus Cristo no momento atual para a juventude da IECLB significa promover consciência de serviço - a diaconia: serviço ao próximo. Para que todos possam usufruir das dádivas do Criador, agindo responsavelmente diante delas, é proposto assumir e defender com responsabilidade evangélica as reivindicações dos movimentos sociais, ONGs, fazendo um trabalho de base com associações de bairros, proteção ambiental, projetos em comunidades, políticas públicas, além de inúmeras outras formas de atuação onde o amor de Deus quer se tornar vivo e real entre as pessoas.
PROTAGONISTAS
Os jovens da IECLB reunidos em Joinvile - SC, são todos alvéolos, que contém um doce especial que precisa ser traduzido. Participam na missão de Deus, o Criador da vida, comprometidos com a verdade e vida digna, vida doce, dos dons, do mundo e que os envia e chama a serem protagonistas da transformação do mundo. É tempo de servir, viver dons e através dos dons adoçar a vida, e pela graça de Deus, transformar o mundo. Não só observar o que se passa ao redor. Conscientes manifestar e interceder pela paz no mundo, pela unidade na Igreja e pelo movimento da juventude evangélica. Com garra e coragem serem notados. A ousadia quer ser percebida, como a dança das abelhas. Harmoniosamente ocupar os espaços mostrando a cara, dizendo que os jovens luteranos e luteranas se organizam em forma de colméias.
Agir com criatividade e destemor, com ousadia, doçura, vivendo a vida, transformando o Mundo. Os jovens membros da Juventude Evangélica invocam e são bênçãos para os grupos e comunidades de toda a IECLB.