Juventude Evangélica



ID: 2770

Liturgia para o Dia Nacional da Juventude Evangélica - IECLB

15/04/2015

 

Dia Nacional da Juventude Evangélica – IECLB

 

Tema: IGREJA DA PALAVRA: Chamad@s para comunicar

 

Lema: Então, Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho? Lc 24.17

 

LITURGIA DE ENTRADA

Oração silenciosa e individual

Prelúdio: 482 HPD (instrumental ou cantado). Enquanto o hino é cantado, jovens entram com os elementos do Altar: Bíblia, velas, flores, paramentos e cruz. Junto a estes, podem também ser levados uma bacia com água, o símbolo da Juventude nacional, sinodal, regional (UPs) e local.

Acolhida: Somos uma Igreja a caminho! Na fé somos peregrinos e peregrinas, tais como eram conhecidos os primeiros cristãos e as primeiras cristãs “ como @s do caminho”. Nós jovens somos também peregrin@s. Nesta fase da vida que é tão desafiadora e de crescimento, trilhamos o caminho dos relacionamentos de amizade e amorosos, de formação, de trabalho e também caminhada como protagonistas da JE na IECLB. Nesta celebração especial, saudamos à todas as pessoas: visitantes, crianças e idosos, homens e mulheres com o lema Bíblico do tema do ano “Então, Jesus perguntou: Sobre o que vocês estão conversando pelo caminho?” Lucas 24.17

Hino: 434 HPD

Invocação Trinitária: Somos Igreja da Palavra chamad@s para comunicar. Ao trazermos estes elementos e assim, formamos o altar, lembramos que Deus cria o universo pela palavra. Deus já comunica pela Criação e a partir da palavra Ele cria e comunica a Criação inteira. Portanto, reunimo-nos aqui em nome do Deus Triúno Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confissão de Pecados: Deus amado, em um momento de silêncio queremos confessar nossas falhas, ao não comunicarmos as maravilhas que Tu realizas em nossa vida, comunidade, JE. Perdão por tantas vezes não anunciarmos a beleza de nossa IECLB e de nossa confissão evangélica luterana. Em um momento de silêncio, acolhe nossa confissão.... Senhor, Tu conheces o nosso coração, sabes de nosso deitar e levantar. A Ti, elevamos nossa confissão. Por Cristo, nosso Redentor! Amém.

Anúncio da graça: Deus comunica a sua graça para conosco através das palavras do salmista: “Tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ò Deus meu!” Sl 40.17

Hino: 466 HPD

Kyrie1 : A Comunidade Cristã não se reúne em torno de si mesma, mas ela pede compaixão pelas dores do mundo que sofre...

Jovem 1: Clamamos pelas Dores do mundo inteiro. Pela natureza, bela e boa Criação de Deus que sofre com o desmatamento, com o descaso, sofre com as queimadas, com o lixo, e consequentemente com as enchentes ou falta de chuvas e água.

Jovem 2: Clamamos por todas as pessoas que não se interessam com a proclamação do Evangelho. Tem piedade das pessoas que não recebem o Evangelho comunicado em suas vidas.

Jovem 3: Clamamos pelas famílias. Que nelas possa reinar a paz e a comunhão. Que entre as famílias o amor de Deus possa ser comunicado e assim, fazer a diferença.! Por tudo isso, cantamos...

Hino: Pelas dores deste Mundo... (partitura no Livro de Culto IECLB)

Glória in Excelsis: No evento natalino, os anjos nos anunciaram “Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os humanos, a quem Ele quer bem” Lc 2.14. De Igual modo Glorifiquemos a Deus cantando:

Hino: 347 – Espanhol

Oração do Dia: Agradecemos-te ó Deus pela Tua palavra criadora, pela qual criastes o mundo e tudo o que nele há. E que ao longo da história, ó Deus, nos comunicastes o evento da Salvação por meio do Verbo que se fez carne, Jesus Cristo, que habitou e habita entre nós. Graças pelo teu Santo Espírito que faz com que anunciemos a Tua palavra transformadora agora para os nossos dias. Gratos te somos por este dia nacional da JE na IECLB. Que pela ação do teu Santo Espírito possamos ser cada vez mais protagonistas na fé, chamad@s para comunicar a boa nova ao mundo. Por Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Hino: 170, HPD 1ª. Estrofe

Primeira Leitura: Salmo 4

Hino: 170, 2ª. Estrofe

Segunda Leitura: Atos 3.12-19

Hino: 170, 3ª. Estrofe

Aclamação do Evangelho: “Os discípulos de Emaús disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as escrituras?” Lc 24.32

Aleluia: 351

Leitura do Evangelho: Lucas 24. 13-32

Prédica: Esta poderá ser feita pel@ ministr@, pel@s jovens em forma de prédica clássica, por meio de Power point sinalizando os passos do texto em questão, teatro ou musical. Ministr@s e seus grupos devem usar e abusar de sua criatividade 

CREDO JOVEM
Cremos em Deus, que nos ensina a perdoar,
que nos dá esperanças para não pensar que tudo está perdido,
que nos dá forças para superar os momentos difíceis e que nos dá fé.
Cremos em Deus, amigo, companheiro, Deus, que nos dá tempo.
Cremos em Deus, que nos pede que sejamos seus mensageiros
e que nos guia para que sejamos cada dia melhores.
Cremos em Deus, que nos protege nesta teia tão cheia de perigos.
Cremos em seu Filho Jesus, que se deu por cada um de nós
e que nos ensina a não ser tímidos de coração.
E cremos no Espírito Santo, que mais uma vez reviveu em nós a força da unidade. Amém!
(Autoria desconhecida – do livro de culto da IECLB, p. 371)

Hino: 416

(durante o hino:)

Oração geral da Igreja

L. Três jovens elaboram três ou mais agradecimentos. E de forma intercalada é cantada a canção:

C. ♪ Graças, Senhor! Graças, Senhor!
Por tua bondade, teu poder, teu amor:
Graças, Senhor!

L. (Intercessões) espontâneas e encerra intercessão com um d@s ministr@s presentes. E de forma intercalada é cantada a canção:

C. ♪ Inclina, Senhor, teu ouvido,
escuta o nosso clamor!


LITURGIA DA CEIA DO SENHOR

Preparo da mesa e Ofertório: Enquanto cantamos a canção “tudo vem de Ti, Senhor” serão levadas ao altar, as ofertas em dinheiro recolhidas no culto, o suco de uva, o pão, o cacho de uvas e um feixe de trigo.

C. Tudo vem de ti, Senhor.
E, do que é teu, te damos. Amém.

Oração do ofertório:

L. Bendito sejas, Deus Criador, por que Tu te comunicas conosco através do sinal visível, através do pão, fruto da tua natureza e do trabalho humano, a partir dos dons que vem de ti. Pedimos-te, ó Deus, faze com que este pão se torne alimento da vida para nós.

L. Bendito sejas, Deus Criador, porque nos dás esta bebida, fruto da terra e do trabalho humano, a partir dos dons que vem de ti. Pedimos-te, ó Deus, faze com que este cálice se torne bebida da salvação para nós.

L. O trigo e a uva, criação de Deus, se juntam aqui a palavra de Deus formando o corpo e o sangue de Jesus Cristo, sacramento da vida e da salvação. Assim somos também corpo de Cristo, como comunidade que se junta em seu nome, buscando o seu Reino e colocando vidas jovens, adultas e idosas em Comunhão para a proclamação do teu Evangelho em palavra e ação, por Cristo nosso Senhor.

C. Amém.

L. Graças te damos, nosso Deus, porque vens a nós e nos abençoas, através de teu Filho Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne. Graças te damos porque somos Geração JE, chamad@s a comunicar a boa nova da esperança e da libertação para todos os confins da terra. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

C. Amém.

Oração eucarística

Diálogo:

L. O Senhor esteja convosco.

C. E contigo também.

L. Elevai os corações.

C. Ao Senhor os elevamos.

L. Demos graças ao Senhor nosso Deus.

C Isso é digno e justo.

L. Em verdade é bom, justo e necessário dar-te glória e louvor, Deus Eterno, por Jesus Cristo nosso Senhor, o qual cercou-nos de exemplos de vida, ensinou por parábolas e mostrou-nos sinais do teu Reino, anunciando assim a Tua Palavra. Por isso, com toda a tua igreja e os coros celestiais, louvamos e adoramos teu glorioso nome, cantando o sempiterno hino...

C. ♪ /:Santo, santo, santo é o Senhor. Santo, santo, santo é o Senhor.:/Toda a terra se inunda da glória do Senhor, cantemos hosana ao nosso Redentor, ao Filho que vem, e habita entre nós. Hosana, Salvador, hosana, Salvador. 363 HPD

Narrativa da Instituição

L. Ele, nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi entregue, tomou o pão; e tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós, fazei isto em memória de mim;
Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes em memória de mim.

L: Portanto, todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos a morte do Senhor, por nós, e proclamamos Sua ressurreição até que ele venha.

Epiclese: Envia, ó Pai, o Espírito da vida e de amor, de glória e de poder, o mesmo que teu Filho mandou a seus discípulos, para que partilhando deste pão e bebendo deste cálice, nos tornemos em Cristo, um só corpo que anuncia a esperança.

C. Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra. Hino 367

Mementos: Guia-nos, Senhor, á festa da alegria, preparada para o teu povo, em tua presença, com teus profetas e profetisas, apóstolos e mártires e todas as pessoas que viveram na tua amizade. Una-nos com os e as jovens que perderam suas vidas precocemente por motivos de doenças, violências e catástrofes. Unidos a estas pessoas proclamamos o teu Reino para o qual em Cristo nos convidaste.

C. ♪ Por Cristo, com Cristo e em Cristo, seja a ti, Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda glória, agora e para sempre. Amém, amém, amém.

Jovem: Unamos nossas vozes na oração que Cristo nos ensinou: Pai-nosso... Amém

Gesto da paz: Compartilhemos entre nós um sinal de reconciliação, desejando-nos mutuamente a paz de Cristo.

Hino: 368 HPD

Fração

L. O cálice da bênção, pelo qual damos graças, é a comunhão do sangue de Cristo.

L. O pão que partimos e repartimos é a comunhão do corpo de Cristo.

C. ♪ Nós, embora muitos, somos um só corpo.

Cordeiro de Deus

L. Este é o Cordeiro de Deus. 371 HPD

C. ♪ /:Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, tem piedade de nós.:/ Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, dá-nos a paz.

Comunhão

(Durante a comunhão, a comunidade pode cantar os hinos de sua escolha.)

Oração pós-comunhão

L. Deus bondoso, agradecemos-te porque nos restauras na comunhão da Ceia. Obrigado que Tu nos renovas como Obra de tuas mãos, como Igreja da Palavra que é jovem e é chamada a comunicar. Fortalece-nos na fé, na esperança e no amor. Concede, em tua bondade, que esta Ceia nos fortaleça na confiança em tua presença constante e na prática do amor ao nosso próximo. Isto te pedimos por Cristo, teu Filho amado, nosso Senhor.

C. Amém.

LITURGIA DE DESPEDIDA

Avisos:

Hino: 263 e 264 HPD

Benção

L. Que o Deus criador te abençoe, te crie e recrie a cada novo dia;
Que Jesus Salvador te abençoe, fortalecendo a Comunhão;
Que o Espírito Santo sopre em teu agir, dando inspiração e criatividade em tudo que fizeres!
Em nome do Pai.... (+).

C. Amém.

Envio: Somos Igreja da Palavra! O que estamos falando no caminho? Vamos comunicar o amor de Deus por nós porque somos chamad@s a COMUNICAR! Portanto, vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.

C. Demos graças a Deus.

Poslúdio

Nota

1 Caso o grupo de jovens queira, estas três petições do Kyrie podem ser também encenadas pelos jovens da Comunidade. Cada situação pode ser dramatizada de forma breve e criativa!


Ministro Luiz Temóteo Schwanz – Paróquia de Assis/SP – Sínodo Paranapanema


Autor(a): Luiz Temóteo Schwanz
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Jovens
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia / Organismo: Juventude Evangélica - JE
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 32895
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br