Juventude Evangélica



ID: 2770

LITURGIA e JUVENTUDE: uma parceria que dá certo!

16/11/2013

Liturgia e jovem
Liturgia e jovem
Liturgia e jovem
Liturgia e jovem
Liturgia e jovem
Liturgia e jovem
Liturgia e jovem
1 | 1
Ampliar

Jovens dos Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense se reuniram no último feriadão, de 15 a 16 de novembro de 2013, para estudar liturgia. O encontro aconteceu na casa de eventos em Rodeio 12, SC, e foi assessorado pela Cat. Erli Mansk, coordenadora de liturgia da IECLB.

Foi um encontro muito produtivo. Os e as jovens ali presentes manifestaram muito interesse pela liturgia da nossa igreja. Partindo da pergunta “como é a liturgia do culto da sua comunidade?”, passamos a uma visão geral da liturgia da IECLB (conforme o Livro de Culto), percebendo sua estrutura e os elementos que a compõem. Ao conhecer mais de perto o significado de cada elemento litúrgico e a sua função dentro da liturgia do culto, os jovens perceberam que o culto é um todo coerente, com um fio que o perpassa, do início ao fim. Além de estudar, o encontro também foi momento para a própria vivência celebrativa, experimentando, na prática, a importância da liturgia para nossa própria vida de fé.

Ao final, ao avaliar esta experiência de formação litúrgica, os/as jovens destacaram a importância de lideranças jovens terem acesso a esse tipo de formação, pois tal conhecimento faz toda diferença no trabalho com jovens. Assim se expressou uma das participantes, líder de juventude: “se eu tivesse essa formação antes, meu trabalho com os/as jovens, certamente, seria diferente, eu o faria com muito mais propriedade”. Outros/as participantes, que ainda não atuam como líderes, disseram que o fato de conhecer bem as partes e os elementos da liturgia é válido em si, pois ajuda a compreender melhor o culto e possibilita participar dele com mais interesse. Alguém se expressou dizendo que “agora o culto não vai ser da mesma forma que antes. Saio daqui com uma visão mais crítica sobre o culto. Vou olhar o culto com mais interesse”.

O grupo manifestou interesse em continuar esse tipo de formação litúrgica e recomenda que outros Sínodos promovam seminários de formação litúrgica para seus jovens.
 

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br