CULTO DA PALAVRA
Domingo de Pentecostes – 20 de maio de 2018
Elaborado pelas pessoas participantes do XIII Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE
Tema: Vida Digna: Nosso Compromisso
LITURGIA DE ABERTURA
Prelúdio:
♫ LC 466 - Vento que anima
Acolhida:
L. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10b).
Querida comunidade, acolhemos vocês com estas palavras de Jesus. Como sinais de vida digna, queremos trazer ao altar a Bíblia, como palavra que nos guia, uma porção de terra, como sinal de sustento da vida, um cesto de frutas, como sinal dos alimentos, a água, que sacia a nossa sede e nos lembra o batismo (colocada no altar e também derramada na pia batismal), a camisa da JE (camiseta de alguém do grupo) como símbolo do nosso compromisso com uma vida digna em união e fé cristã.
Saudação:
E assim, nos achegamos diante daquele que nos chama e nos reúne neste culto, cantando:
♫ LC 03 – Em nome do Pai
Confissão de pecados:
L. Queremos nos colocar de pé para confessarmos nossos pecados.
Senhor, este é um dia de muita alegria para a tua grande criação, pois a cada dia a humanidade pode receber a vida plena que tu nos deste. Porém, há um fardo pesado que carregamos. Diante de ti percebemos que o pecado que tira o sossego do dia-a-dia. Por isso confessamos a ti:
1. Perdão, Senhor, pelas vezes que não observamos os direitos da pessoa próxima. Por isso, cantamos:
♫ Perdão, Senhor, perdão!
2. Perdão, Senhor, pelas vezes que fechamos os olhos para a necessidade da pessoa próxima. Por isso, cantamos:
♫ Perdão, Senhor, perdão!
3. Perdão, Senhor, pelas vezes que julgamos a pessoa próxima sem mesmo conhecer a sua realidade. Por isso, cantamos:
♫ Perdão, Senhor, perdão!
4. Perdão, Senhor, pelas vezes que não reconhecemos os nossos próprios erros, mas os enxergamos na pessoa próxima. Por isso, cantamos:
♫ Perdão, Senhor, perdão!
5. Perdão, Senhor, pelas vezes que nos desviamos dos teus caminhos e nos esquecemos dos teus ensinamentos. Por isso, cantamos:
♫ Perdão, Senhor, perdão!
Anúncio da graça:
Queridos irmãos e queridas irmãs, quem realmente confessa a Deus de coração e alma aberta, a graça de Deus é anunciada, conforme a primeira carta de João 1.9: Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto; Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda a maldade. Confiantes em Deus e na sua bondade recebemos o seu perdão em nome do Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
♫ LC 51 – Cristo acolhe o pecador
Kyrie:
Lembramos das pessoas que sofrem por causa de alcoolismo, drogas e outros vícios. Cantemos....
♫ LC 55 – Kyrie eleison
Lembramos das pessoas que sofrem por causa de insegurança, violência e guerra. Cantemos...
♫ LC 55 – Kyrie eleison
Lembramos das pessoas que sofrem por causa de falta ou excesso de água e todas as outras vítimas das mudanças climáticas.
Cantemos...
♫ LC 55 – Kyrie eleison
Glória:
O nosso Deus ouve o nosso clamor. Ele está com as pessoas que sofrem neste mundo, e ele está conosco também nos tempos bons e tempos difíceis. Por isso louvamos ao nosso Deus cantando:
♫ Glória, glória, glória a Deus nas alturas!
Glória, glória, paz, paz entre nós
Oração do dia:
Ó Deus, Tu que és fonte de vida abundante, agradecemos-te pela vida e principalmente por este encontro, pela comunhão e o aprendizado que aqui compartilhamos. Agradecemos-te por estares conosco neste compromisso que temos junto com nossas comunidades. E agora nos colocamos diante de ti para ouvir a tua palavra. Pedimos que abras as nossas mentes e os nossos corações e nos preenchas com a presença vivificadora do Espírito Santo. Em nome do teu Filho amado. Amém.
Em preparação para a liturgia da palavra, cantamos:
♫ LC 151 – Tua Palavra é lâmpada
LITURGIA DA PALAVRA
L. A primeira leitura é de Isaías 58.6-9a:
Leitura de Isaías 58.6-9
L. De pé, queremos acolher o Evangelho cantando:
♫ LC 179 – Aleluia
L. Evangelho de nosso Jesus Cristo, segundo Mateus 25.35-40
Leitura de Mateus 25.35-40
L. Palavra do Senhor!
C. Demos graças a Deus.
Reflexão:
Durante a leitura, colocar imagens que representem as 7 obras de misericórdia.
Para a reflexão, pedir para que as pessoas presentes reflitam sobre aquelas imagens:
1) Qual das situações mencionadas mais lhe tocou o coração?
2) Por que tal situação lhe chamou a atenção?
3) Que relação esta situação pode ter com o que vivemos atualmente?
Pontos para reflexão:
1) Apesar das situações que ferem a dignidade humana citadas em Isaías e Mateus serem relatos muito antigos, ainda hoje há muitas pessoas com fome, com sede, cativas, doentes, sem roupa e sem abrigo. O acolhimento a pessoas forasteiras, por exemplo, é um enorme desafio diante da situação de pessoas refugiadas. E não só não conseguimos superar até hoje estas situações que degradam e ferem a dignidade humana como poderíamos estender a lista.
2) Entre as novas dificuldades, poderíamos mencionar, por exemplo, os desafios do meio ambiente, cujo desrespeito afeta todo o planeta e toda a humanidade.
3) Historicamente, a igreja cristã posicionou-se perante as situações em que a vida digna foi desrespeitada. Entre as obras de misericórdia citadas em Isaías e Mateus, ela acrescentou o sepultamento aos mortos, sejam eles do seu meio ou não.
4) O texto é um convite para que toda a igreja e as autoridades busquem sempre atuar na busca da vida digna em todos os âmbitos, pois Deus, em Jesus, se coloca diretamente como aquele que sofre, ao dizer: “sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”. (Mt 25.40)
5) Pentecostes nos lembra que Deus envia o Espírito Santo para dar ânimo e vida, e assim desejamos que esse sopro divino também se espalhe por toda a criação e para todas as criaturas, por meio do nosso cuidado.
Confissão de fé
L. Em resposta a Palavra lida e interpretada, queremos confessar a nossa fé nesse Deus que promove vida digna, cantando:
♫ LC 192 – Creio Senhor que és
Oração da igreja:
[lembrar situações que requerem o nosso serviço, inspiradas pelas obras de misericórdia]
LITURGIA DE DESPEDIDA
Bênção:
L. O trino Deus que aqui nos reuniu, e nos alegrou com a sua presença; o trino Deus que alimentou nosso ser com a sua palavra, permanece conosco e nos concede a sua benção.
Peço que fiquem de pé e estendam as suas mãos para receber a benção. Cantemos em conjunto:
♫ LC 298 – Bênção do caminhar
Envio:
Vamos sair daqui com o seguinte propósito: a Deus com nossos dons e à pessoa próxima, para que tenhamos uma vida com dignidade. E que nunca nos esqueçamos do que Deus nos ensinou: que devemos amar uns aos outros assim como ele nos amou.
Poslúdio:
♫ LC 303 – Nada temais