Juventude Evangélica



ID: 2770

Juventudes da IECLB na Amazônia

18/07/2014

Juventudes da IECLB na Amazônia

Sonhar é bom. Melhor quando se sonha em conjunto. Ótimo quando se sonha junto com Deus. Tudo fica mais fácil, mais leve, até aquilo que parecia impossível. Com a ajuda de Deus, é possível até mesmo reunir centenas de jovens da IECLB em Espigão D’Oeste. É possível viajar 10, 20, 40, 60 horas e ainda ter energia para cantar, refletir, aprender, dançar, conviver... Para Deus tudo é possível, até uma mudança radical no curso da vida.

Foi assim com o apóstolo Paulo. De perseguidor de pessoas cristãs, ele passa a ser pregador da Igreja, alguém que ajudou a levar a mensagem do novo mundo proposto por Jesus Cristo para muitos lugares. Por causa do destaque que os escritos bíblicos lhe concedem, Paulo se tornou uma das pessoas mais influentes do cristianismo. O texto bíblico escolhido como lema para o 22º Congresso Nacional da Juventude Evangélica Luterana é parte de uma fala de Paulo.

O apóstolo está em sua segunda viagem missionária. O objetivo é voltar às cidades que já haviam sido visitadas anteriormente para ver como as pessoas estavam (Atos 15.36). Durante a viagem, Paulo discute com seu companheiro de viagem, Barnabé, e os dois se separam. Barnabé segue para Chipre e Paulo vai para a Síria e Cilícia. Depois, ele passa por várias cidades e regiões: Derbe, Listra, Trôade, Samotrácia, Neápolis, Filipos (onde conheceu Lídia, a produtora de tecido púrpura, e onde foi preso e libertado junto com Silas), Anfípolis, Apolônia, Tessalônia, Beréia e Atenas. A viagem ainda segue por Corinto até a volta a Jerusalém.

No texto, Paulo está em Atenas, um dos grandes centros culturais do mundo ocidental da época. Revolta-se ao ver a cidade repleta de ídolos. Paulo vai à praça para falar da mensagem do evangelho e é ridicularizado: “Mas o que este ignorante está falando?” Com sua insistência, o pessoal passa a mostrar algum interesse e pedem-lhe explicações sobre essa nova mensagem. O apóstolo se prepara e vai à universidade de Atenas, onde faz sua pregação.

O versículo de Atos 17.18 “Pois Nele vivemos, nos movemos e existimos, [...] porque Dele também somos geração”, é um pedaço do discurso de Paulo no areópago (como era conhecido o local público para manifestações). O apóstolo sabiamente fala a partir daquilo que era conhecido do povo de Atenas: suas imagens, seus ídolos e o altar ao Deus Desconhecido que Paulo havia visto ao andar pela cidade. Afirma que o povo ateniense levava sua religião muito a sério e que ele, Paulo, tinha um nome para o Deus Desconhecido: era Jesus Cristo. O discurso não chega a causar grande alvoroço, pois poucas pessoas se sentiram tocadas e se juntaram a ele. A maioria continuou a zombar. Depois disso, Paulo vai embora para Corinto.

Deus cruzou o caminho de Paulo na estrada para Damasco. Transformou sua vida. Não apagou seu passado, mas deu-lhe um novo presente, uma nova perspectiva, uma nova razão de ser. Paulo teve coragem de aceitar este chamado e de se colocar a serviço. Não sem dificuldades, pois ele mesmo passou a sentir a perseguição que causava a outras pessoas em tempos passados.

Assim como Paulo, assim como muitas pessoas de fé que vieram antes, nós também vivemos, nos movemos e existimos em Deus e através de Deus. Assim como Deus chamou Paulo, Deus também nos chama, como juventudes da IECLB para a Sua missão, de promover ações concretas, de colocar sinais palpáveis do Reino de Deus aqui e agora, ali onde vivemos, nos movemos e existimos. Talvez não seja o caso de pregar em praça pública... talvez a cada pessoa Deus chama de forma diferente. Talvez seja preciso apenas a sensibilidade para perceber.

Pastor Dr. Mauro Batista Souza
Secretário de Ação Comunitária da IECLB


Juventude é verbo ou substantivo?

É verbo porque está sempre em movimento.

Caminhando, tweetando, compartilhando, dançando, clicando,
pedalando, ouvindo música, reclamando...

Mas é substantivo porque é cidadania, é solidariedade, é sabedoria, é
conhecimento, é diaconia, é protagonismo, é missão.

É verbo porque invade as ruas, no grito, na música, na tinta, no amor.

E é substantivo: liberdade, presença, justiça, cuidado.

E é verbo porque estuda e trabalha; tira leite, constrói prédio, escreve
livro, faz ponte, defende ideias.

Verbo e substantivo. Ação e conteúdo.

Juventudes da IECLB, participantes na missão de Deus.

Com a graça de Deus, em Quem vivemos, nos movemos e existimos.


Voltar para índice CONGRENAJE EM REVISTA - GerAção JE no Mundo

 


Autor(a): Mauro Batista Souza
Âmbito: IECLB / Organismo: Juventude Evangélica - JE
Título da publicação: CONGRENAJE EM REVISTA / Ano: 2014
Natureza do Texto: Artigo
ID: 29249
MÍDIATECA
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br