Juventude Evangélica



ID: 2770

Juventude no XXVIII Concílio Ordinário da IECLB

07/11/2012

Entre os dias 17 e 21 de outubro, nós do Conselho Nacional da Juventude Evangélica - CONAJE estivemos participando do órgão deliberativo máximo de nossa Igreja, o XXVIII Concílio da IECLB em Chapecó/SC que teve como atribuições avaliar a caminhada, mudar rumos, alterar documentos normativos entre outras. Estivemos representados por quatro pessoas, um delegado e três sem direito a voto.

Foi sem dúvidas uma experiência incrível, motivados pelo tema ‘Conectad@s com Deus: Protagonistas no mundo’, mesmo tema do nosso XXI CONGRENAJE que aconteceu no mês de julho em Pelotas. A programação do Concílio contava com celebrações matutinas diárias todas muito bem preparas, e depois apresentações e aprovação de relatórios da direção da Igreja, Conselho da Igreja e Secretaria Geral - Temas como: cuidado ministerial, com as finanças, com a missão - uma serie de avaliações e deliberações, moções de vários tipos vindas dos Sínodos, etc. Destaca-se a grande participação de parceiros do movimento ecumênico e de Igrejas luteranas de outros países.

Nossa participação foi integral, em nossa avaliação participamos de todas as formas, em todos os momentos que poderíamos e com qualidade, fomos protagonistas e sem duvidas marcamos este XXVIII Concílio. A jovem Katilene, coordenadora do CONAJE até agosto, palestrou juntamente com o P. Olmiro Jr. sobre o tema do Concílio, dando exemplo de protagonismo com o projeto CRIATITUDE, que dentre suas realizações levou jovens luteranos para participarem da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20 em junho deste ano, o projeto teve repercussão internacional. Realizamos um dos cultos matutinos, com o tema ‘Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te exemplo (1 Tm 4.12)’, com os textos 1Cor 12.12-27 e Lucas 2.41-52: o culto foi elogiado por muitos como a melhor celebração do evento. Fizemos intervenção na votação que discutiu o aumento ou não da idade máxima para
entrada na inatividade de ministros e ministras, idade que foi elevada de 65 para 68 anos. Tive também a oportunidade de falar ao plenário dos inúmeros projetos do CONAJE para os próximos anos.

Para este Concílio foi encaminhada a nossa moção que pedia a reserva/criação de vagas para jovens no Concílio, a moção nestes últimos 2 anos foi aprovada com algumas variações, mas com mesmo mérito em 14 dos 18 Sínodos, representando mais de 600 mil membros da IECLB, ressaltando toda a preocupação das bases com a participação de jovens nos momentos de decisão de nossa Igreja. A moção teve discussão intensa por mais de 90 minutos com 4 intervenções de nossa parte, a comissão de moções sugeriu texto (aprovado) reservando uma das vagas de instituições e setores convidados para a JE e ainda os sínodos Norte Catarinense, Vale do Itajaí, Nordeste Gaúcho e Espirito Santo a Belém – Sínodos que por seu número de membros têm direito a um delegado leigo a mais – se comprometeram em sua próxima eleição para delegado eleger ao menos uma pessoa jovem com idade entre 18 e 30
anos. Ainda, foi aprovada recomendação dos Conciliares a todos os sínodos para que façam o mesmo.

A luta por uma reserva de vagas é uma preocupação para o ser Igreja no futuro, se os jovens não estiverem no presente, quem estará no futuro? Em nenhum momento foi uma disputa do setor JE e sim, uma luta por uma IECLB cada vez mais forte.

É muito difícil explanar em um texto como foi o Concílio, essa grande experiência. Seguimos fortalecidos e gratos pela oportunidade e pelos ótimos debates, firmes na constante construção de nossa Igreja.

Rodolfo Fuchs Dos Santos
Coordenador do Conselho Nacional da Juventude Evangélica

A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br