Já há algum tempo a IECLB vem apoiando e participando de programas de intercâmbio de jovens com Igrejas parceiras do exterior. Trata-se de uma atividade importante. Além de enriquecer e fortalecer a pessoa participante através de experiências e novas perspectivas, também contribui no interesse e no compromisso para trabalhar pela igreja de Jesus Cristo e fortalecer as relações entre as igrejas. No relato de jovens que participaram de intercâmbios, podemos perceber que o intercâmbio possibilita novos olhares e aprendizagem.
A Secretaria da Ação Comunitária da Secretaria Geral da IECLB, através do Programa Voluntários de Missão, coordena os seguintes programas de intercâmbio:
• Programa Voluntários de Missão: jovens vêm da Alemanha para o Brasil por um ano. Este programa está reduzido devido a dificuldades com visto;
• Programa Reverso: Jovens do Brasil que realizam trabalho voluntário na Alemanha pelo período de um ano;
• Intercâmbio Jovem com a Igreja da Suécia: 4 jovens da IECLB vão para a Suécia e 4 jovens da Igreja da Suécia vem para o Brasil pelo período de 3 meses;
• Summer Camps da ELCA (Igreja Evangélica Luterana na América): uma vaga por ano para trabalho voluntário de 3 meses em acampamentos de verão nos EUA.
Trata-se de importantes oportunidades de ampliar horizontes.
Diác. Simone Engel Voigt,
Programa Voluntários de Missão
Secretaria da Ação Comunitária
Suécia
De março a maio de 2012, Guilherme, Tatiani, Eduardo e eu tivemos a oportunidade de participar de um programa promovido pela Igreja Luterana da Suécia em parceria com a IECLB chamado “Jovens na Igreja Mundial” (Ung i den Världsvida Kyrkan).
“Conectada” é uma palavra que define, muito bem, a experiência de estar em um intercâmbio. Primeiro, é preciso falar com sua família e comunidade de origem. Segundo, você conhece pessoas, faz amizades e depois, quer continuar em contato. Nesta era tecnológica, nada melhor do que trocar e-mails e fazer amigos nas redes sociais.
Mais do que isso, Conectados com Deus podemos realizar feitos incríveis! E, é assim que me sinto agora. Em nossas casas, por vezes, não conseguimos nos dedicar como queremos às nossas comunidades. Na Suécia, passávamos os dias totalmente conectados às atividades da paróquia onde estávamos.
Lembro que a pastora de minha comunidade disse que eu reafirmaria minha fé durante o intercâmbio. E, é verdade! Tive contato com os jovens da Tanzânia, Costa Rica e Filipinas que também participaram do programa. Aprendi que não há só um jeito de ser igreja luterana. O mais importante é crer que unidos na Missão de Deus encontraremos motivos para louvar o Senhor.
Thaís Suelen Israel Ferreira - Boa Vista/RR
Estados Unidos
O intercâmbio através da Evangelical Lutheran Church in America (ELCA) nos EUA é fantástico. Após a seleção, o intercambista é destinado a um dos 140 acampamentos espalhados pelo país.
Eu tive a oportunidade de ser enviado ao Luther Point Bible Camp, em Grantsburg - Wisconsin. Lá após duas semanas de treinamento com outros 40 jovens da região, demos início a mais oito semanas de acampamento. Cada dupla recebia em torno de 8 crianças por semana.
No acampamento, pelas manhãs, realizávamos um culto com bastante música e teatro, que prosseguia com estudo bíblico relacionado ao culto e ao nosso papel no mundo. Por trabalharmos com grupos pequenos, conseguíamos que todos participassem e se envolvessem, tanto os mais novos, quanto com os mais velhos. Após o período de jogos, realizávamos um culto temático e, antes de dormir, acendíamos a fogueira para cantar e se divertir. Ao final de cada semana, recebíamos dos pais e crianças os cumprimentos pelo trabalho, algo muito gratificante.
A experiência do intercâmbio foi muito boa, pois além de crescer como pessoa, crescemos também na fé.
Guilherme Steinke Kupka – Porto Alegre/RS