Carta-mensagem da Assembleia Extraordinária da Juventude Evangélica
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”
Eclesiastes 3.1
Nos dias 25, 26 e 27 de março, após um longo ciclo sem atividades presenciais, mais de 60 pessoas, entre jovens, ministros e ministras, de 17 sínodos da IECLB, voltaram a se reunir para a Assembleia Extraordinária da JE, em Porto Alegre/RS. As palavras do tema: “Novos ciclos… caminhando se faz o caminho”, motivaram este momento de retomada e reencontro.
Entramos em um novo tempo. Tempo de preparar, semear, regar, esperar, colher e celebrar. O trabalho com a Juventude Evangélica teve a oportunidade de refletir sobre seus ciclos, aqueles que se iniciam, e aqueles que se encerram. Motivadas por esta reflexão, as pessoas jovens representantes de seus sínodos puderam compartilhar e trocar experiências sobre as atividades de suas JEs neste último ciclo, e quais os caminhos que se abrem para o próximo.
Neste novo ciclo que se abre, recebemos o desafio de agir com cuidado a si, com a pessoa próxima, e com a criação. No último ciclo que se passou, tornou-se cada vez mais clara a fragilidade da vida, e quão caras são algumas coisas que em outros ciclos tomávamos como banais: um abraço, uma refeição partilhada, uma chance de olhar alguém nos olhos presencialmente.
Na Assembleia, demos os primeiros passos para um novo período de trabalho na JE: as Diretrizes da Juventude foram revistas, renovou-se a orientação teológica e a coordenação do Conselho Nacional da Juventude Evangélica, e foram instaladas as pessoas que integrarão o CONAJE entre 2022 e 2025 e conduzirão os próximos CONGRENAJEs.
Ciclos iniciam-se e encerram-se. Tudo tem o seu tempo! Neste novo que se inicia, nosso desejo e nosso convite é para construir, abraçar, ouvir, falar, amar e promover a paz, mantendo o testemunho da Juventude vivo, ativo e protagonista em nossa Igreja. Que, em todo o tempo, Deus nos fortaleça, ilumine e caminhe ao nosso lado.