A minha fé me compromete? Como? Com quem? Por que? Essas perguntas nos cercam como pessoas cristãs em diversos momentos de nossa caminhada de fé. E foi buscando responder esses questionamentos que a juventude do sínodo Paranapanema passaram o Carnaval. O 14º RELUCA, pela primeira vez em âmbito sinodal, aconteceu nos dias 10 a 13 de fevereiro, em Mauá da Serra – PR e durante esses dias, ministros e ministras trouxeram esclarecimento de como a nossa fé nos compromete com Deus, com nós mesmos, e com as pessoas. O amor de Deus nos leva a entender esse relacionamento de reciprocidade que devemos ter sempre em nossos corações.
Reconhecer e aceitar o amor de Deus nos leva a agir com base nesse comprometimento. Essa ação envolve a construção da nossa formosura, tarefa que não realizamos individualmente, mas de forma coletiva. Amando ao próximo como também a nós mesmos, completamos esse ciclo que é a fé cristã. Esse amor não pode ser egoísta, seletivo, nem deve acontecer apenas quando temos vontade ou tempo sobrando. O amor tem que ser diário, intenso, renovador e altruísta porque Deus nos amou primeiro, nos criando como Sua imagem e semelhança.
Sendo assim, a fé nos chama a transformar o mundo através da AÇÃO, compreendendo e abraçando as diferenças que fazem parte desse grande corpo, cheio de cores, formas e diversidade. Além disso, o retiro abordou o tema da IECLB em 2018 “Igreja, economia e política”, através de oficinas ministradas por jovens do sínodo e que mostram como um jovem da JE pode se comprometer com esses três âmbitos fundamentais na vida cristã.
Com fé, louvor, comunhão, conversas, diversão, trabalho em equipe e muito amor, a JE do sínodo Paranapanema fortaleceu os laços e cresceu em mais um feriado de carnaval. Agora, juntos e juntas rumo ao CONGRENAJE 2018, e também com ânimo para os jogos interativos que acontecem nos dias 7 a 9 de setembro, em Assis-SP!
Renato Valenga