Muitas vezes as visitas vem e vão e não deixam mais que a lembrança de um bom convívio.
Mas não foi o que ocorreu em janeiro deste ano com a visita do casal Von Essen e do senhor Wolfgang Scheidt. Da primeira conversa surgiu a segunda e a terceira e enfim um convite para visitar a instituição Evangelische Johannesstift em Berlim, Alemanha.
Ficamos muito felizes imediatamente, tanto pela perspectiva da viagem e de todas as coisas que aprenderíamos, mas também pelo reconhecimento que nossa instituição, a FLADEPE, teve do trabalho que está sendo desenvolvido.
A segunda surpresa foi o convite da Diretoria da FLADEPE para que nós, Marcio e Nicole, representássemos o grupo nesta tarefa. Também foram duas as reações, de alegria e de responsabilidade.
Embarcamos dia 24 de maio com primeiro destino a Munique, onde participamos das Olimpíadas Especiais da Alemanha.
Dia 28 de maio estávamos a postos em Berlim, para participar da Run Of Spirit, evento esportivo e de inclusão, no qual participam de crianças a idosos, com ou sem deficiência. os dias seguintes foram de muitas reuniões e conhecendo todas as atividades relacionadas à pessoa com deficiência.
A visita aconteceu até o dia 06 de junho e então voltamos de bagagem cheia ao Brasil.
Nossa visita foi um caminho cheio de semáforos e placas de sinalização. Em algumas coisas recebemos sinal verde, dizendo que o caminho que estamos seguindo está correto. Outras vezes o sinal amarelo nos alertava de correções na forma de ver o projeto. O sinal vermelho também apareceu para nos dizer que daquela forma não é o mais adequado. Muitas e muitas placas de sinalização e indicação nos foram oferecidas, um leque de possibilidades, outras formas de tratar o assunto e outras fontes para pesquisas.
Todas as informações técnicas sobre a visita foram colocadas em um relatório que está disponível com todos os integrantes da FLADEPE. Além de todo o conhecimento que foi adquirido, esta visita também gerou uma mudança pessoal em nós, pois com todos os exemplos de vida que presenciamos não é possível ir e voltar da mesma forma.
Desejamos que todas as pessoas possam passar por experiências assim e com isso voltem seus corações a Deus e às obras que Ele tem preparado para nós aqui na Terra.