No dia 25 de novembro de 2022, logo no início das intensas chuvas, todo o planalto norte de Santa Catarina foi atingido pelas enchentes.
Campo Alegre, onde está localizada a sede do Instituto Luterano Campos Verdejantes, foi atingida pelo intenso volume de água, que, sem muito aviso prévio, inundou casas nos bairros de Bateias e Fragosos.
Assim como Campo Alege, as cidades do entorno também decretaram estado de emergência: Garuva, Joinville, Jaraguá do Sul e Corupá.
A primeira semana de chuvas já foi suficiente para causar alagamentos, mas as chuvas não pararam por aí. Foi um período difícil. Muitas ruas ficaram debaixo d'água, rios transbordaram e invadiram, em alguns casos, as casas até a altura do teto; o asfalto das rodovias deslizou como se fosse chocolate derretido; muitas árvores e vegetação desmoronaram das encostas e impediram o trânsito, situação na qual motoristas ficaram parados por dias nas estradas...
Diante disso, o bazar do Instituto, previsto inicialmente para o dia 10 dezembro, o foi cancelado, bem como as programações previstas para aquele final de semana.
Tomamos o propósito então de conversar com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Alegre - SMAS e informar que com o cancelamento do bazar, as roupas, utensílios domésticos, etc., estariam disponíveis para doação, se necessário.
Fomos conhecer a real situação das famílias atingidas pela enchente e, sim, as doações eram muito necessárias.
Rapidamente organizamos um encontro no Instituto, separamos as caixas e ficou fácil atender com agilidade neste momento delicado. As roupas estavam separadas conforme a faixa etária, tínhamos caixas com roupas infantis e de bebê, caixas com brinquedos, roupas masculinas e femininas, de inverno e verão, tudo limpo e muito bem guardado.
Agradecemos o auxílio da Assistência Social em retirar as doações cuja ação foi denominada de caráter emergencial, devido ao alto volume das chuvas ocorrido, a Prefeita Municipal de Campo Alegre, Alice Bayerl Grosskopf, através do Decreto nr. 15.345 de 30.novembro.2022: “Decreta Estado de Emergência no Município de Campo Alegre/SC e estabelece outras providências”.
Como disse um membro da Diretoria do ILCV: Diaconia também é papel do Instituto.
Agradecemos a Deus porque podemos ajudar no lugar onde Ele nos colocou e também porque o nosso trabalho pode alcançar toda a comunidade.
Autora:
Thaís Martins Marcheze Tavares Bastos Gama
Associada Colaboradora do ILCV
Reside em Campo Alegre/SC