Instituto de Educação Ivoti


Rua Pastor Ernesto Schlieper , 200
CEP 93900-000 - Ivoti /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3563-8600
superior@institutoivoti.com.br
ID: 2439

Moradia Escolar e IEI: um lugar para crescer e se desenvolver

Instituição abriga estudantes de oito estados do Brasil

16/08/2012

Ivoti - É possível um estudante do Rio Grande do Norte estudar em um outro extremo do Brasil, tendo aulas em uma escola do Rio Grande do Sul, sem deixar de lado o aconchego do lar. Sim, no Instituto de Educação Ivoti (IEI) essa realidade é possibilitada com a Moradia Escolar. O estabelecimento de ensino oferece moradia para alunos do Ensino Médio e Curso Normal provenientes, atualmente, de oito Estados do País.

E quem percorreu mais de 4 mil km para estudar no IEI é a jovem Karolina Kleinkauf, 13 anos. Residente da Moradia Escolar, Karolina veio de Natal (RN), onde morava com a família. Além de estudar, no turno contrário às minhas aulas ainda posso participar de diversas atividades que não existiam nas escolas próximas da minha casa, comentou a aluna se referindo às propostas extracurriculares oferecidas pelo IEI no contraturno das aulas. Pela manhã, os estudantes frequentam normalmente as aulas e no turno contrário participam de atividades como informática, robótica, esportes (atletismo e jogos coletivos), línguas (inglês, espanhol e alemão), teatro, dança, música, cursos técnicos, xadrez e educação financeira.

A Moradia Escolar do IEI quebra barreiras. Exemplo disso é o estudante Fernando Orzechoski, 16 anos, que mudou completamente sua rotina. Quando cheguei aqui, chorei, pois eu não estava acostumado a ficar longe dos meus pais. Mas hoje percebo que isso foi fundamental para o meu crescimento e desenvolvimento, disse o jovem natural de Augusto Pestana, na região noroeste do Rio Grande do Sul, e que está extasiado com as atividades de teatro e dança no contraturno. Esse tipo de atividade era raro de encontrar na minha cidade, disse o residente da Moradia Escolar.

A iniciativa que passa a ser uma alternativa moderna e contextualizada ao antigo regime de internato, visa a acrescentar qualidade ao processo de desenvolvimento da cidadania, por meio do convívio social que o espaço e as atividades proporcionam, formando lideranças para a sociedade. O ambiente da Moradia Escolar é propício e essencial para que os estudantes obtenham autonomia e responsabilidade, destaca um dos coordenadores da Moradia Escolar do IEI, Júnior Tiago Ben, acrescentando que os estudantes também assumem responsabilidades nos seus espaços de convivência: Estas ações simples do dia-a-dia como varrer o quarto, arrumar a própria cama e ajudar a lavar louça, que muitas vezes eram feitas pelos pais, garantem o desenvolvimento da independência destes alunos, e faz com que eles se tornem mais responsáveis e com certeza, é um aprendizado que se leva para a vida toda, sustenta.

Além dos estudos e atividades extracurriculares, a Moradia Escolar aproxima e permite aos estudantes conhecerem as diferentes culturas do Brasil. Com certeza, a Moradia Escolar aqui do IEI é uma forma de criar e estreitar os laços e conhecer novos colegas de outras regiões do país. E esse aprendizado não tem preço, diz a estudante Milena Habech da Costa, 13 anos, natural de Colniza (MT) e que se deslocou pouco mais de 3 mil km para estudar no IEI, em Ivoti. Na minha cidade não existia escola como essa, com todo esse tipo de atividade, afinal Colniza fica distante 1000 km da capital Cuiabá, comentou.

Admissão

A admissão de estudantes do Ensino Fundamental (7ª e 8ª séries) e Ensino Médio na Moradia Escolar é feita por entrevistas e mediante inscrição a partir do mês de agosto. Já no Curso Normal é realizado um exame de seleção. Mais informações podem ser obtidas no telefone (51) 3563-8600 ou no site www.iei.org.br .

_________________


Saiba mais sobre o IEI – O Instituto de Educação Ivoti (IEI), como hoje é denominado, tem uma longa trajetória. Sua origem remonta ao ano de 1909, no município de Taquari, onde iniciou sua história e tradição em educação e formação de professores, líderes e pessoas comprometidas com a realidade, que valorizam a integridade e a dignidade do ser humano. Com 103 anos de fundação, a instituição é fruto dos esforços de imigrantes alemães que iniciaram a construção de escolas no início do século passado e sua origem marca a inconformidade com a realidade educacional no país e a responsabilidade de oferecer uma educação qualificada. Mantida pela Associação Evangélica de Ensino (AEE), a escola integra a Rede Sinodal de Educação.
Com um projeto educacional voltado para a excelência no ensino, o IEI prima pela qualidade no ensino básico. Articulando tradição e modernidade, a instituição oportuniza uma formação diferenciada aos seus estudantes, sendo referência nos três níveis da educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com destaque para o curso Normal em Nível Médio, oferecendo, também, cursos profissionalizantes nas áreas da Comunicação Visual, Informática e Multimeios Didáticos, Educação de Jovens e Adultos (EJA), e ainda a modalidade de Moradia Escolar, que reúne adolescentes de ambos os sexos vindos de mais de diferentes municípios do RS e de outros estados brasileiros.
A educação em turno inverso também faz parte do cotidiano escolar do aluno do IEI. Projetos curriculares como atletismo, robótica, teatro, idiomas e educação financeira constituem a base das atividades extracurriculares coordenadas pela escola em turno contrário ao período letivo. Iniciativas de inclusão social como os projetos: Cultivando as Flores na Adolescência, Tecnologias a Serviço da Comunidade e Apoio Sócio-Educativo em Meio-Aberto (Asema) abrem as portas para a comunidade, com o intuito de aprender informática e participar de cursos de formação profissional, entre outros.
Na avaliação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2009, a escola figura entre as 10 melhores da região do Vale do Rio dos Sinos. O bom desempenho é reflexo de um planejamento educacional que privilegia a capacitação do aluno nas diferentes áreas do saber, aliado a projetos pedagógicos de qualidade que garantem premiações para a instituição.

Assessoria de Imprensa do Instituto de Educação Ivoti - IEI
Imago Comunicação Comunicação Organizacional • Fotojornalismo

Ricardo de Moraes - Jornalista MTB 10.226 - (51) 9795.7895
Michel Pozzebon - Jornalista MTB 14.315 - (51) 8163.1776
e-mail • imago.com@terra.com.br
skype - MSN • imago.com@terra.com.br
 

Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br