IECLB e Igreja Evangélica Luterana em Moçambique - IELM


ID: 2716

Dar a vida na missão

O inestimável legado da Irmã Doraci para a IECLB

11/03/2004

Ainda estamos perplexos e angustiados com o brutal assassinato da irmã Doraci J. Edinger, missionária da IECLB em terras moçambicanas. Inúmeros testemunhos de pessoas de vários países que a visitaram, testificam que ela desenvolvia um extraordinário trabalho de constituição de comunidades, edificação espiritual e apoio concreto na melhoria das condições de vida da população. Ela sempre falava com carinho e amor pelas pessoas empobrecidas que acompanhava e atendia. Fez sacrifícios de toda ordem, também materiais, destinando boa parte de sua subsistência para ajudar outras pessoas mais necessitadas.

Ainda assim, ela também falava de dificuldades e de oposição a seu trabalho. O que, porém, poderia motivar uma ou mais pessoas e planejar e executar seu assassinato? Não foi assalto, não houve violência sexual. Foi sua eliminação. A IECLB, a Federação Luterana Mundial e o Governo Brasileiro estão envidando todos os esforços a seu alcance, para que as autoridades de Nampula descubram quem perpetrou o crime e quais suas motivações. A própria Igreja Evangélica Luterana em Moçambique (IELM) emitiu declaração exigindo das autoridades não deixar pedra no caminho do total esclarecimento do crime.

Mas já sabemos a dimensão teológica mais profunda dos acontecimentos. A trajetória, as cartas e os relatórios da irmã Doraci não deixam dúvidas: ela fizera uma radical opção de vida. Servir a Deus nos mais pequeninos era seu incondicional desejo. Nos momentos de dúvida ou solidão, Deus lhe dava novas forças. Literalmente, como o Senhor Jesus que ela seguiu, também ela deu sua vida pelas ovelhas que lhe foram confiadas (Jo 10.11). E não há maior amor do que este. 

A missão da IECLB recebeu seu batismo de sangue. Nossa esperança, porém, está em Deus que pela ressurreição de Cristo também destruiu o poder da morte. Em Deus a Irmã Doraci descansa. As sementes que ela disseminou, haverão de produzir abundantes frutos.
 

Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br