O Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos (CPUC) e a Federação Luterana Mundial (FLM) pediram a todas as igrejas luteranas e católicas que organizem celebrações para os festejos do quinto aniversário da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação.
A Declaração foi assinada por representantes da Igreja Católica e da FLM no dia 31 de outubro de 1999, em Augsburgo, Alemanha. Ela afirma que tanto luteranos como católicos estão de acordo sobre as verdades básicas relativas à doutrina da justificação pela fé, um dos pilares da Reforma protestante.
Acreditamos sinceramente que esse quinto aniversário da assinatura da declaração merece ser celebrado e é motivo para renovados estudos em todo o mundo, diz carta conjunta assinada pelo secretário geral da FLM, reverendo Ishmael Noko, e o presidente do CPUC, cardeal Walter Kasper.
Noko e Kasper reforçam que ainda é preciso trabalhar alguns pontos antes de se alcançar um acordo total entre luteranos e católicos sobre o significado do evangelho da justificação na vida da Igreja.
Ambos sublinham que tanto a Declaração Conjunta como a Declaração Oficial que a confirmou assinalam que é preciso que as duas partes continuem seus esforços ecumênicos. E ressaltam que a Declaração Conjunta não é o objetivo final, mas um importante passo na peregrinação comum para uma completa unidade visível. Visite o site linkout=http://www.lutheranworld.org]www.lutheranworld.org.
Fonte: ALC/Notíciais IECLB - (ISK)