A Comissão Bilateral Católico-Luterana (CBCL), que tem por objetivo aprofundar o diálogo entre a IECLB e a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), reuniu-se novamente no dia 14 de abril, na sede da IECLB em Porto Alegre (RS). Presentes no encontro estavam o pastor sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Manfredo Siegle – que é o coordenador da equipe representativa da IECLB na comissão, o pastor sinodal do Sínodo Vale do Taquari, Marcos Bechert, o pastor Romeu Hoepfner e o pastor Yedo Brandenburg; e pela ICAR, o bispo D. Remídio José Bohn, o padre Erico Hammes e o padre Pedro Alberto Kunrath.
A CBCL, que foi criada há 35 anos, tem dois encontros anuais para trocar informações sobre atividades, eventos e posições das duas igrejas. Os assuntos tratados no dia 14 incluíram a discussão sobre a organização e planejamento do Encontro de Bispos e Pastores/Pastora Sinodais, que acontecerá em agosto de 2009. Outro assunto debatido foi o acordo entre o governo brasileiro e a Santa Sé e suas implicações. Houve também partilha de informações sobre aquilo que está na pauta de trabalho das duas igrejas.
Também estiveram presentes em parte da reunião o pastor presidente da IECLB, Walter Altmann, que fez a saudação inicial, o assessor teológico da Presidência, pastor Mauro Batista de Souza, e o pastor Ervino Schmidt.
Para abrir o encontro, o pastor sinodal Manfredo Siegle fez uma reflexão, que pode ser lida aqui.