A ação de jejum “Só o quanto você precisa...” está inserida na tradição cristã da prática de abstinência consciente no período da Quaresma, respeita o tempo da Paixão que antecede a Páscoa e liberta as pessoas para pensar e agir de outra maneira a partir de sua fé.
A motivação para esta ação de jejum na Quaresma é o agravamento do aquecimento global e as graves consequências das mudanças climáticas em curso no planeta. Os cientistas estão alertando há anos para os principais riscos. Por isso, cada vez mais pessoas estão preocupadas, protestando e reduzindo seu consumo pessoal e coletivo; governantes no mundo todo propõem medidas de redução dos impactos da ação humana sobre o clima. Também as igrejas se juntam a esta causa, solidarizando-se, por exemplo, com os jovens estudantes no mundo todo que protestam contra o aquecimento global, no movimento Fridays for Future.
As igrejas desejam uma “ética do suficiente”. Este jejum da Quaresma propõe diferentes maneiras práticas de exercitar tal ética, cuja ideia é que todas as pessoas tenham o suficiente para viver dignamente, sem ultrapassar limites ou desperdiçar. O objetivo é fazer você refletir sobre a medida justa do seu consumo e praticar o cuidado com a Criação. Nesse sentido, desejamos um tempo de Quaresma sob as bênçãos do Criador.
O que você pode fazer para adequar seu consumo à “ética do suficiente”, neste tempo de Quaresma de 2020? A seguir, damos algumas dicas bem concretas do que você pode fazer durante as sete semanas até a Páscoa.
Veja publicação digital logo abaixo.
Veja também o vídeo na midiateca.
Você pode se interessar também por:
Kairós para a Criação: Confessando Esperança para a Terra - O Chamado de Wuppertal