É com grande alegria que atendo à solicitação de escrever um breve prefácio para a publicação de uma coletânea de reflexões bíblicas da autoria do saudoso irmão Arthur Clebsch. Conhecia-o de longos anos de cooperação conjunta— na causa de Jesus Cristo que nos é comum. Considerava-o um amigo e mantinha-lhe profundo respeito pela honestidade, pela disposição ao diálogo, pela autenticidade da fé. Sua morte prematura me comoveu, ainda que ao sentimento de pesar se misturasse a gratidão a Deus pela vida deste seu servo.
O missionário Arthur Clebsch era um homem identificado com a Missão Evangélica União Cristã (MEUC). A presente coletânea de palestras o atesta. Simultaneamente, porém, este missionário era um homem da Igreja. Amava a IECLB e se empenhava em manter viva a herança da Reforma. Sempre o conheci como pessoa em busca de síntese entre o Pietismo e a tradição luterana. E quer me parecer ser este empenho por síntese de que a Igreja de Jesus Cristo tem especial necessidade nos dias de hoje.
Impressionou-me uma comparação que alguém usou tempos atrás. Disse que a Igreja é como um majestoso órgão musical. Quem nele toca para a glória de Deus é Jesus Cristo. Nós somos os tubos, emitindo sons muito diversos. Importa não igualar os tubos, mas afiná-los, para formarem um conjunto harmônico no grande concerto a Deus. A voz, de Arthur Clebsch tem sido expressiva, inconfundível. Por ela somos gratos. Esperamos que, com ele, sejamos novamente unidos no grande ¨Aleluia¨ a ressoar a Deus na ressurreição dos mortos.
Gottfried Brakemeier
Pastor Presidente da IECLB
Fonte: Pela Graça de Deus. Arthur Clebsch. Missão Evangélica União Cristã. Distribuidora Literária, São Bento/SC, 1995