Convenção Nacional de Ministras e Ministros da IECLB 2013
Entre alegria e sofrimento: espiritualidade e ética no ministério na IECLB
Oração da tarde - 15/10/2013
Palavra inicial
L. Encerremos, em conjunto, este dia de encontro, de reencontros, e de reflexões. Roguemos a Deus por sua bênção diante da noite que se aproxima.
Responso
L.: Irmãos e irmãs, invoquemos a Deus, para que nos conceda uma noite tranquila e de paz.
C.: Em tuas mãos, ó Deus, entregamos o nosso dia, em tuas mãos entregamos a nossa vida.
L.: Do nascimento do sol até ao ocaso,
C.: seja louvado o nome de Jesus!
L.: Pois ele venceu a escuridão; (acender a vela)
C.: e sua luz brilha sobre o nosso caminho!
Todos/todas: Glória seja ao Trino Deus! Que nos ama, nos aceita e cuida de nós! Amém!
Canto: Deus está aqui (HPD 332)
1. Deus está aqui, aleluia!
Tão certo como o ar que eu respiro.
Tão certo como a manhã que se levanta.
Tão certo como eu te falo e podes me ouvir.
2. Deus está em mim, aleluia! ...
3. Deus está em ti, aleluia! ...
4. Deus está em nós, aleluia! ...
Oração
A dor no ministério
L Tendo como base o tema desta convenção, Entre alegria e sofrimento: espiritualidade e ética no ministério na IECLB, convido vocês a orarmos, considerando os fardos que ministros e ministras da IECLB carregam.
L Deus de infinita misericórdia. Teu é o ministério. Deste-o à Igreja para que ela cuidasse do seu devido desempenho. Pela igreja, assumimos o ministério como profissão, mas te pedimos: ensina-nos a recebê-lo como nossa vocação, um presente, tua dádiva! Cada dia, Senhor, necessitamos da tua força, da tua presença, da tua sabedoria para administrarmos bem este tesouro a nós confiado. Por isso, clamamos:
Assiste-nos, ó Deus, sustenta-nos, anima-nos! (Sino – Silêncio);
L Deus de eterna sabedoria. Somos humanos, somos humanas. Quantas vezes, o desânimo cai sobre nós. Quantas vezes, não sabemos interpretar o teu evangelho e não reconhecemos a tua voz em meio a tantas vozes que há neste mundo. Te pedimos: Dá-nos discernimento, e ajuda-nos no estudo e aprofundamento da tua palavra; (Sino – Silêncio);
L Deus de compaixão! Somos humanos, somos humanas. Quantas vezes fraquejamos na própria fé em ti. Diante dos sofrimentos nossos e dos outros nos perguntamos “onde está, ó Deus, que não me respondes?”. Te pedimos: Ajuda-nos, ó Deus, em nossa falta de fé! (Sino – Silêncio);
L Ó Deus, lembra-te das pessoas que em nosso meio sofrem privações. Trazemos a ti as viúvas de pastores que doaram seus serviços à igreja e hoje não têm uma subsistência digna, vivem da solidariedade de colegas; Trazemos a ti os ministros eméritos e as ministras eméritas para que em seus momentos de fragilidade sintam a tua mão que ampara... Trazemos a ti colegas que sofrem, com suas famílias, o peso de uma doença grave sua ou de algum familiar; ... Trazemos a ti o sofrimento diante da morte de familiares nossos e a ti entregamos o nosso luto; ... Trazemos a ti colegas que sofrem por causa da depressão sua ou de algum familiar; ... Trazemos a ti colegas que sofrem por endividamento;... Trazemos a ti o desespero de colegas que veem as portas das comunidades se fecharem para si e não encontram um lugar para exercer o ministério para o qual foi ordenado/a... Ouve, ó Deus, os nossos clamores, cura a nossa dor, livra-nos do desespero, liberta-nos do medo e segura bem forte a nossa mão. Cuida de nós! Sê nosso auxílio nos dias de angústia!
Ó Deus de amor, permita que, apesar de todos os sofrimentos experimentados no ministério, possamos vislumbrar e experimentar, com a força do Espírito Santo, o encantamento do teu ministério.
Canto A minha oração (CD 3 Grupo Ânima)
Oh Senhor, só tu podes ouvir meu clamor,
Compreender tudo aquilo que habita aqui dentro de mim,
No mais profundo da minh`alma, do meu ser.
Só em ti encontro repouso e alívio. Eu preciso da tua presença,
te sentir bem perto de mim, segurando minhas mãos e guiando os meus passos.
Segura-me junto de ti, vem e atende a minha oração. Amém, amém!
Bênção
Que o Santo Espírito de Deus nos abençoe.
Que a sua força de vida acenda em nossos corações o fogo do amor e nos conserve na comunhão de seu povo, de irmãos e irmãs, e nos conduza para a alegria eterna. Amém! (Comunidade dos Irmãos Moravianos)
Canto final
C. Que a luz de Cristo brilhe
Que a luz de Cristo brilhe, nos envolva em amor e que o seu poder nos venha proteger.
Que a luz de Cristo brilhe, nos envolva em amor e que o seu poder nos venha proteger, pra sempre e sempre e sempre [Amém!]. Que a luz de Cristo brilhe...
(Por Erli Mansk)