“VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO”
(Mateus 6.24)
Querida comunidade, este é o versículo bíblico do Evangelho que inspira o Tema “Economia e Vida” da campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010. No texto que segue, o Pastor Presidente da nossa IECLB, Walter Altmann, nos motiva a participar desta caminhada em prol da vida. Diz ele:
Amigos e amigas, estimadas irmãs e estimados irmãos em Cristo!
Chegamos a mais uma Campanha da Fraternidade Ecumênica. A Campanha da Fraternidade é, acima de tudo, um gesto concreto de solidariedade da família cristã.
Como aconteceu em 2000 e 2005, estamos reunidos como família ecumênica nesta iniciativa que mobiliza recursos vindos de todos os cantos do país e os canaliza para projetos de ajuda humanitária e desenvolvimento.
Quanto maior for nossa mobilização, maior será o número de pessoas que estaremos ajudando direta e indiretamente com nossos esforços.
Como das vezes anteriores, a Campanha da Fraternidade Ecumênica este ano também tem um tema para reflexão: Economia e Vida. E, inspirados pelo texto do Evangelho de São Mateus 6.24, relembramos o alerta do próprio Cristo acerca do perigo de pretendermos servir tanto a Deus como ao dinheiro. O que é impossível, pois se servirmos ao dinheiro, já não poderemos servir autenticamente a Deus.
Num mundo de relações econômicas cada vez mais complexas e carentes de referenciais éticos que priorizem a dignidade humana, a reflexão e a ação das
igrejas cristãs tem a capacidade de desempenhar um papel profético e de articulação de uma nova compreensão da economia para que esta esteja, como deve ser, a serviço da vida.
O Conselho Mundial de Igrejas, que reúne 349 igrejas do mundo todo, representando mais de meio bilhão de cristãos, está engajado nesta reflexão, questionando as interrelações entre riqueza e poder, que geram injustiça e pobreza, além de lesar gravemente a boa criação de Deus. Esta é, portanto, uma causa que mobiliza a família cristã não só no Brasil, mas ao redor do mundo todo.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica é uma oportunidade singular para o exercício da solidariedade cristã consciente e para o fortalecimento do perfil participativo de todas as nossas comunidades na transformação deste mundo marcado por tanta violência e tamanhas injustiças.
As coletas da Campanha constituem-se no canal mais direto de engajamento e expressão desta solidariedade. Por isso, quero conclamar a todas e todos vocês a estarem atentos aos calendários e programas de suas comunidades e paróquias, para não perderem esta oportunidade.
Em nome do Conselho Mundial de Igrejas, quero desejar a todos nós um 2010 na paz de Deus, e que este ano seja marcado pela solidariedade ecumênica em torno desta iniciativa e da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos na semana que antecede Pentecostes.
(Walter Altmann - Pastor Presidente da IECLB e Moderador do Conselho Mundial de Igrejas)