DECLARAÇÃO DA XI ASSEMBLÉIA GERAL DO
CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL - CONIC
Brasília, 17 a 19 de novembro de 2004
Em todas as épocas, a humanidade sofreu com a prepotência, a violência e a destruição da criação. Hoje, encontramo-nos num mundo excepcionalmente violento. Para muitos, até parece não haver mais saída possível. Nós, pertencentes às Igrejas-membros do CONIC, reunidos em Brasília, de 17 a 19 de novembro de 2004, por ocasião da XI Assembléia Geral, vemo-nos impelidos pelo Espírito Santo a proclamar a esperança contra todos os sinais de desesperança. No meio das dificuldades, cantamos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra às pessoas que o Senhor ama” (Lc 2,14). Proclamamos Jesus como o nosso Salvador e a nossa Paz. “Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o Evangelho da Paz, por meio de Jesus Cristo” (At 10,36a).
No próximo ano, o CONIC, por meio de um grande projeto de evangelização, quer dar um testemunho vigoroso de que a paz é possível. Estamos envolvidos na Década para Superar a Violência (2001-2010). Essa campanha foi lançada, em nível internacional, pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Dentro desse contexto, realizaremos, em 2005, a segunda Campanha da Fraternidade Ecumênica, com o tema “Solidariedade e Paz” e o lema “Felizes os que promovem a paz”.
Como objetivo dessa campanha, propomo-nos “unir as Igrejas cristãs e as pessoas de boa vontade na superação da violência, promovendo a solidariedade e a construção de uma cultura de paz”. Com esse trabalho conjunto, testemunhamos a beleza da unidade na diversidade e o desejo de sermos sinal de paz e de reconciliação.
Conclamamos toda a sociedade brasileira a engajar-se conosco neste esforço, construindo a paz, vivendo a solidariedade. Assim seremos felizes se nos acolhermos uns aos outros, de braços abertos.
Fonte: Conic