O dia 20 de maio esteve reservado para chegada e recepção dos/das participantes da VI Assembleia Geral do CLAI, 20-27 de maio de 2013, Hotel La Habana, Cuba. Aconteceram as inscrição e cadastramentos e, as pessoas que chegaram no decorrer do dia, tiveram a oportunidade de fazer um recorrido pela cidade de Havana.
A manhã da terça-feira iniciou com uma meditação baseada no Salmo 85.8-13. Foram cantados hinos novos, orado e se procurou alcançar um momento de inspiração na qual se uniu o celebrativo com a reflexão bíblica. O devocional procurou animar novas experiência litúrgica e desenvolver o tema da Consulta Continental: As Igrejas e os direitos sexuais reprodutivos, a luz do texto bíblico. Foi orado pelo terremoto ocorrido no Chile e o em Oklahoma.
A primeira sessão de trabalho iniciou com palavras do Presidente Continental do CLAI, Bispo Julio Murray (Igleja Anglicana do Panamá), palavras de saudações e explicações de parte do Pastor Nilton Giese sobre objetivos metodologia da Consulta. Os/as jovens do CLAI saudaram às pessoas presentes e fizeram uma reflexão baseada nas palavras do Poeta Uruguaio Mario Benedetti: Se o mundo dos adultos está como está, não é chegada a hora de ouvir os/as jovens?
A filha do Presidente de Cuba (Raul Castro) trouxe suas considerações. Ela, Mariela Castro, trabalha com o tema Direitos Sexuais Reprodutivos em Cuba. Trouxe um emocionado depoimento sobre o tema, sobre o papel feminino, direitos das mulheres e de las niñas na Ilha Caribenha.
As regiões do CLAI apresentaram resultados de suas consultas regionais. Também houve momento de debate sobre perguntas e orientações para a implantação dos resultados que virão da Consulta. Houve trabalho em grupos de acordo as 5 regiões do CLAI: Rio de la Plata, Mesoamérica, Caribe e Gran Colombia, Andina e Brasil. Posteriormente houve apresentação de uma sínteses ao plenário.
A parte da noite será livre. Possibilidade de passeios a volta do hotel, que está próximo ao Centro Histórico (Habana Vieja) ou mesmo, as pessoas, podem ficar no local da Assembleia, onde haverá grupos de canto e integração.