A Junta Diretiva do CLAI, reunida em Quito de 16 a 23 de fevereiro, escolheu a cidade de Buenos Aires, na Argentina, para sediar a V Assembléia Geral do CLAI, que se reunirá de 13 a 18 de fevereiro de 2007.
A Graça de Deus justifica, seu Espírito nos liberta para a vida, este o lema escolhido para a Quinta Assembléia Geral do CLAI, inspirado em Romanos 5,21: ...a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo nosso Senhor.
A Assembléia será um grande fórum de reflexão bíblica e teológica, para analisar, a partir de uma perspectiva pastoral e eclesial, aqueles temas que estão influindo sobre a vida e a missão de nossas igrejas latino-americanas, declarou o Pastor Israel Batista, Secretário Geral do CLAI. Há um interesse renovado no estudo sério da Bíblia e uma reflexão teológica que nos ajude e acompanhe às Igrejas em seus esforços para discernir os desafios mais cruciais de nosso tempo, concluiu.
O CLAI iniciou sua peregrinação ecumênica no continente na cidade de Oaxtepec, México, em 1978, quando mais de uma centena de Igrejas e organizações cristãs evangélicas decidiram reunir-se através de um conselho latino-americano. Após o período de formação, de quatro anos, o CLAI foi oficialmente constituído em sua Primeira Assembléia, realizada em Huampaní, Peru, em 1982. Essa primeira assembléia reuniu-se sob o lema Jesus Cristo, vocação comprometida com o Reino.
A Segunda Assembléia celebrou-se em Indaiatuba, Brasil, em 1988, sob o lema Celebrando a Esperança. Sete anos depois, em Concepción, Chile, as Igrejas e organizações foram convocados à Terceira Assembléia com o lema Renascendo para uma esperança viva. Em 2001 a cidade de Barranquilla, na Colômbia, foi o cenário da Quarta Assembléia, cujo lema foi Livres para Construir a Paz.
Os lemas das Assembléias sempre responderam à conjunturas particulares na história dos povos latino-americanos. Assim, o tema cristocêntrico da Assembléia constituinte de Huampaní, afirma o compromisso das Igrejas com a busca do Reino de Deus, as duas assembléias seguintes insistiram no tema da esperança, no contexto dos regimes militares. De fato, a reunião em Concepción aconteceu no contexto do primeiro governo democrático no Chile, depois de 16 anos de ditadura militar.
Em Barranquilla, se escolheu um lema que desta a vontade das Igrejas membros em ampliar os esforços pela paz, em um país que sofre os trágicos efeitos de prolongada guerra civil.
Agora, o lema para a Quinta Assembléia recolhe a preocupação de muitas Igrejas a respeito de algumas tendências teológicas e práticas eclesiais que colocam em cheque o sentido da Graça de Deus.
CLAI – Conselho Latino Americano de Igrejas