Conselho de Missão entre Povos Indígenas - COMIN no Portal Luteranos



Rua Amadeo Rossi , 467 Morro do Espelho
CEP 93030-220 - São Leopoldo /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3590-1440
comin_coord@est.edu.br
ID: 2386

Ji-Paraná: Prefeitura define programação da Semana da Cultura Indígena

Neste período serão discutidos a valorização dos povos indígenas e seu espaço na sociedade

03/04/2015

A Fundação Cultural de Ji-Paraná já definiu o cronograma para a III Semana da Cultura Indígena que este ano começa no dia 7 de abril discutindo as políticas indígenas a partir das 8h30 no Teatro Dominguinhos. A III edição da Semana da Cultura Indígena é uma parceria da prefeitura de Ji-Paraná com a UNIR, através do Departamento de Educação Intercultural e o Comin – Conselho de Missão entre Povos Indígenas da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Neste período serão discutidos a valorização dos povos indígenas e seu espaço na sociedade. Na manhã do dia 7 de abril estarão participando do debate representantes de diversas aldeias como Heliton Xijavabáh Gavião, Pedro Agamenon Arara, Armando Djeoromitxi, Tiago Zoro e Jap Vera Met oro Mon.

As discussões continuam à tarde com Uruaan Anderson Surui, coordenador da Organização dos Professores Indígenas de Rondônia e noroeste do Mato Grosso e Heliton Xijavabáh Gavião que está na coordenadoria dos Povos Indígenas – Sedan/Rondônia e Pedro Agameron Arara, cacique da Aldeia Pajgap. Às 14h45 as discussões vão permear os conhecimentos indígenas e reflexões antropológicas com Iran Kav Sona Gavião que falará sobre as festas tradicionais do povo Ikólóéhj Gavião.

A cerimônia de abertura da III Semana da Cultura Indígena terá a participação da doutora Aparecida Vilaça. Sua experiência concentra-se na Area de Etnologia Indígena, com 26 anos de trabalho de pesquisa junto aos índios Wari' (Pakaa Nova), de Rondônia.

Os seus temas centrais de pesquisa são: organização social e parentesco, guerra, canibalismo, teorias nativas do corpo, contato interétnico, mudança social, conversão e missões religiosas entre grupos indígenas. Na palestra Aparecida Vilaça deve abordar dados da pesquisa ’30 anos de experiência com os meus professores Wari’.

O dia de abertura do evento será finalizado com o lançamento do material da Semana dos Povos Indígenas 2015, Cultura Viva do Povo Ikólóéhj – Comin e Poovo Ikólóéhj Gavião. A presidente da Fundação Cultural Keila Barbosa disse que o evento é aberto a comunidade. “Aguardamos a sociedade, e principalmente a comunidade estudantil já que as atividades terão certificados”, compartilhou Keila.

Fonte: www.rondoniadinamica.com
 

Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br