Para comemorar os 40 Anos do CIER, Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão, a entidade convidou as Igrejas para um Seminário de estudo e reflexão, sob a temática: Direitos Humanos e Intolerância Religiosa. O Seminário aconteceu no dia 26 e 27 de outubro último, no Centro de Formação “Monsenhor Sebastião Scarzello”, em Joinville.
O objetivo do seminário foi estudar a partir da nossa ótica cristã, conceitos e pré-conceitos no relacionamento entre religiões. No decorrer dos estudos nos auxiliaram textos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Federal Brasileira, para reconhecer as diferenças, e procura superar as intolerâncias historicamente existentes em nosso meio a partir da diversidade religiosa. Fomos conduzidos neste estudo, com muito conhecimento de causa, pela Pa. Dra. Marga Janete Ströher, Coordenadora Geral da Diversidade Religiosa da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, em Brasília.
A palestrante foi enfática ao afirmar, que o desprezo e a violação de Direitos Humanos, em especial, aos direitos religiosos, causam diretamente ou indiretamente conflitos e prejuízos à humanidade. Principalmente quando a religião é usada como meio de instigar o ódio e discriminação. Segundo a Dra. Marga Janete Ströher, a religião particular de cada pessoa deve ser respeitada, para colaborar na promoção da justiça, solidariedade, expressão de liberdade, respeito às crenças, elementos indispensáveis apara exercer a Constituição Federal Brasileira.
A partir do Evangelho de João 17.21 ...”que todos sejam um, para que o mundo creia...”o seminário procurou auxiliar os participantes para avaliar os seus conceitos e preconceitos com os quais se confrontam no dia a dia.
“A assessora trouxe a orientação das leis que regem o Ensino Religioso nas escolas e nos levam a crescer na abertura do coração para as denominações religiosas que se preocupam em orientar a todos que querem viver com convicções religiosas sólidas”. Depoimento de Ir. Lucia Rockenbach – Diocese de Tubarão.
À noite os integrantes do Seminário se reuniram em celebração ecumênica com a comunidade local, no bairro Vila Nova, a Comunidade Evangélica. A celebração foi compartilhada entre Bispos, Pastores Sinodais, Padres, Pastores, Pastoras e lideranças comunitárias.
No dia 26 pela manhã foi realizada a 46° Ordinária e eletiva do CIER, quando foram apresentados os relatórios e prestação de contas. Por aclamação foram reconduzidos ao cargo de presidente: P. Sinodal Inácio Lemke e vice-presidente: Dom Oneres Marchiori.
A Diretoria foi instala instalada com a bênção de Dom Manoel Francisco, presidente do CONIC e P. Marco Aurélio de Oliveira, coordenador ministerial da Comunidade Evangélica de Joinville.