O CIER – Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão completou em 05 de outubro deste ano, 40 anos de caminha ecumênica. Mas já bem antes desta data, pessoas ligadas a diversas igrejas, preocupadas com a Educação Religiosa nas escolas do Estado de Santa Catarina vinham se encontrando e preocupando com o assunto. CIER é concebido e nasce com espírito comprometido com o ecumenismo. É registrado inicialmente sob a nomenclatura de Conselho Interconfessional para Educação Religiosa. A gênesis do CIER encontramos em registros da 1ª Assembleia, que aconteceu em 05/10/1972, no Salão da Igreja Presbiteriana do Brasil, em Florianópolis. A primeira diretoria foi assim composta: Presidente: Dom Gregório Warmeling (in memoriam), da Igreja Católica Apostólica Romana; Vice-Presidente: Pastor Osvaldo Henrique Hack, da Igreja Presbiteriana do Brasil; Secretário: Pastor Heinz Ehlert, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Os registros guardados pela entidade é um verdadeiro tesouro, no que diz respeito ao Ensino Religioso em Santa Catarina. Assim encontramos um pequeno apontamento de 27/07/1972 onde lemos: “Representantes de algumas Confissões Religiosas se reuniram ontem à tarde, nesta Capital, para examinarem, junto com Assessores da Secretaria da Educação do Estado, as condições de maior entrosamento das Igrejas em vista da Educação Religiosa nas escolas de Santa Catarina.” Observa-se uma preocupação mútua das Igrejas em relação ao Ensino Religioso, bem como o interesse por parte da Secretaria da Educação.
O mesmo texto continua, destacando algumas preocupações dando destaque na “escolha de um programa religioso válido e comumente aceito, o preparo e orientação dos Professores, a coordenação das próprias Confissões Religiosas no que se refere à Educação Religiosa.”
Os participantes desta reunião ainda firmam “seu apoio ao esforço que vem sendo feito com a criação experimental de programas ecumênicos e com a formação adequada dos Professores para esse modo aberto de integrar a educação Religiosa com as demais áreas de educação escolar.”
Ainda antes da Assembleia de fundação se reúnem em 23 de agosto, no Salão do Provincialado das Irmãs da Divina Providência, em Florianópolis, autoridades religiosas interconfessionais de pelo menos seis Igrejas, bem como representantes da Secretaria de Educação. Com respeito e admiração às pessoas da época, quero trazer aqui os nomes:
- Pastores: Helberto Michel e Geraldo Rekowski, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil;
- Valdumiro Souza, Liosés Domiciano, Manoel Paulo Evaristo, José Alves Rodrigues, Igreja Evangélica Assembleia de Deus;
- P. Constantinos Paraskevaídes, Igreja Ortodoxa Grega;
- Oswaldo Henrique Hack, Igreja Presbiteriana do Brasil;
- Alberto Ribeiro de Souza e Osvaldo Ferraz, Igreja Adventista do Sétimo Dia;
- Dom Afonso Níehues – Arcebispo da Igreja Católica Apostólica Romana, de Florianópolis, Ir. Aloísio Kuhn – Prov. Dos Irmãos Maristas.
Havia época em que treze Igrejas compunham o Conselho Interconfessional: Católica Apostólica Romana, Evangélica Assembleia de Deus, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Evangélica Luterana do Brasil, Metodista, Presbiteriana do Brasil, Batista Independente, Presbiteriana Independente, Irmãos Menonitas, Convenção Batista Catarinense, Evangelho Quadrangular, Episcopal Anglicana do Brasil e Evangélica Congregacional do Brasil.
PE. Raul Kerstring, membro da atual Diretoria do CIER, comenta assim: “Enquanto as diversas Igrejas buscavam consenso na educação religiosa estadual, aproximavam-se também em conhecimento, convivência, caminhada ruma à unidade visível, pedido expresso do Único Mestre e Salvador Jesus Cristo”.
Em 20 de dezembro de 1996 é aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assim o CIER passou por uma reestruturação, porém manteve sua estrutura de associação fraterna de Igrejas Cristãs. Porém, para o Ensino Religioso, encaminhou a fundação do CONER/SC – Conselho de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina.
Em sua 33ª Assembleia, realizado em 5 a 7 de outubro de 1999, em Chapecó, com a presença de seis Igrejas, o CIER passa a dotar sua nova e atual nomenclatura: Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão. Colocando-se como missão a aproximação de Igrejas no Estado de Santa Catarina, promovendo encontros, estudos, reflexões, ações ecumênicas e pronunciar-se publicamente a respeito de questões pertinentes à vida no seu cotidiano.
Assim, celebramos no dia 26 de outubro, às 19h00, na Comunidade Evangélica Vila Nova – IECLB, em Joinville a caminhada de 40 anos da caravana ecumênica, com a presença de lideranças e membros da IECLB e ICAR, com a chama da reconciliação – Ev. João 17.11.
Pastor Inácio Lemke – IECLB
Presidente do CIER