A participação da IECLB no Ensino Religioso foi o centro das discussões do primeiro Fórum Nacional Luterano de Ensino Religioso, realizado em Rodeio 12/SC, de 23 a 25 de maio de 2003. O Fórum, coordenado pelo Departamento de Catequese em colaboração com a Secretaria de Formação e o Departamento de Educação, reuniu representantes de dez sínodos da IECLB, professores e professoras da Rede Sinodal de Educação, representantes do Conselho da Igreja e da presidência da IECLB e outras pessoas envolvidas com o Ensino Religioso.
Durante os três dias, os integrantes do Fórum participaram de momentos de formação com as seguintes palestras: Ensino Religioso e suas interfaces; a relação Estado-Sociedade Civil; Sujeitos docentes; A construção do que é fenômeno religioso (Dr. Oneide Bobsin). A atual perspectiva do Ensino Religioso no processo curricular e o papel e a função das Igrejas com base nas políticas públicas e na Legislação de Ensino (Ms. Remí Klein). Além das duas palestras, um painel apontou para as formas como a IECLB está e pode continuar participando do Ensino Religioso.
Durante o Fórum, os e as participantes também elaboraram fundamentos que justificam a participação da IECLB no Ensino Religioso, apresentando propostas de atuação em três áreas: formação de professores e professoras, articulação e representação e elaboração de materiais.
Dentre as justificativas para a participação nessa caminhada, destaca-se que a IECLB: organiza-se como associação civil (Constituição da IECLB, Art. 2º), portanto, instituição que também cumpre uma função social e pública na definição e controle das políticas educacionais, onde o Ensino Religioso está incluído; tem como uma de suas referências a ecumenicidade; é referência no diálogo inter-religioso e na formação específica de professores de Ensino Religioso.
O Fórum sugere que a IECLB: indique representantes em todos os espaços em que as denominações religiosas são convidadas e participe na mobilização pela criação de Licenciaturas de Ensino Religioso em todo o país; envolva-se com pesquisa e elaboração de materiais para essa área do conhecimento.
Cat. Edson Ponick
Fonte: FONAPER