A Comunhão Martim Lutero (CML) foi fundada no dia 12 de setembro de 1990, na cidade de Pirabeiraba (SC). Naquela oportunidade, as pessoas comprometidas com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), refletiram sobre a identidade confessional de sua Igreja e seu testemunho em fé e ação no contexto brasileiro e mundial.
A CML é uma entidade de serviço que trabalha em função da IECLB. Ela tem por objetivo colocar todo o seu potencial à disposição para fortalecer a Igreja de Jesus Cristo, do jeito como ela se manifesta na IECLB, de modo especial na sua confessionalidade luterana.
A CML é uma entidade civil com estatutos próprios. Sua sede e foro encontram-se em Blumenau (SC). Ela apoia projetos que visam a capacitação dos membros da IECLB para articular a sua fé no Culto a Deus, no serviço ao próximo e no testemunho missionário. Entre os projetos destacam-se o trabalho de elaboração e distribuição de Folhetos Evangelísticos e a Obra Missionária Acordai. A CML mantém também a Livraria Martin Luther e a Gráfica e Editora Otto Kuhr.