O Sínodo Uruguai e o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) promoveram o III Seminário de Agricultura Familiar no dia 10 de setembro em Nova Estrela, Arabutã/SC. No Seminário foi refletido o cultivo protegido, de hortaliças - Estufas. A diversidade na oferta de produtos agroecológicos e orgânicos pode ser melhorada com o cultivo protegido. Através deste sistema é possível proteger o ambiente das interpéries do clima como geadas, ventos fortes, chuvas intensas e granizos. O Seminário também abordou os cuidados no cultivo através de manejos do solo e na biodiversidade das plantas. A assesoria foi realizada pela coordenadora do Núcleo do CAPA Erechim Ingrid Giesel e da assistente técnica Juliana Vendrame.
O encontro contou com a participação de 43 pessoas, das Paróquias de Luzerna, Nova Estrela, Arabutã, Filadéfia e Erechim, além de representantes da CRESOL e da EPAGRI de Arabutã.Na parte da tarde o grupo teve oportunidade de visitar a propriedade do senhor Alício Hann que já desenvolve um trabalho voltado para o cuidado agroecologico.
Agradecemos a todos que se envolveram na organização do local especialmente o P. Clari e a Paróquia de Nova estrela pelo ótimo acolhimento. Assim nos propomos a continuar nesta reflexão e no cuidado com a criação de Deus.
Pa. Neiva Maria Barg
Coordenadora do Conselho de Formação e Diaconia do Sínodo Uruguai