O diretor presidente da Itaipu Binacional, lado brasileiro, Jorge Samek, visitou o Capa - Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor - no dia 28 de janeiro. A visita foi uma iniciativa do próprio presidente, que esteve acompanhado do diretor de Coordenação, Nelton Miguel Friedrich.
Na oportunidade Jorge Samek foi recepcionado por Vilmar Saar, responsável pelo Capa em Marechal Cândido Rondon, e também por integrantes da Acempre - Associação Central dos Produtores Rurais Ecológicos. Conforme Vilmar, a visita foi recebida com grande satisfação pelo Capa, que já desenvolve vários trabalhos em parceria com a Itaipu e sabe da importância desta empresa para o desenvolvimento de vários projetos para uma agricultura ecologicamente correta na região.
Após receber um breve relato do trabalho desenvolvido pelo Capa, Jorge Samek destacou que a Itaipu deve melhorar e ampliar as parcerias com a entidade, beneficiando principalmente a agricultura familiar e ecológica, visando o desenvolvimento auto-sustentável integral, proporcionando vida digna a todas as pessoas.
Através de programas e projetos como o “Cultivando Água Boa” e o de “Agricultura Orgânica”, a nova direção da Itaipu tem tido uma posição muito mais afirmativa nas áreas social e ambiental. O próprio presidente Lula, na posse do Samek desafiou-o a ampliar as ações nestas áreas, dizendo que a Itaipu precisava e podia fazer muito mais pelo país do que gerar energia de qualidade.
O Capa é uma organização não-governamental ligada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Com o Capa, a igreja firmou um gesto concreto por justiça social no Brasil, baseando-se no princípio de que fé e vida devem andar juntas.
No Brasil são cinco os núcleos de atuação do Capa. Em todos eles equipes técnicas formadas por profissionais das áreas da agricultura, saúde, administração e comunicação prestam assessoria na organização social e política, na formação e na produção econômica das famílias de agricultores.
Fonte: Vilmar Saar