PODAS EM POMAR DOMÉSTICO
[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]
O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Trazemos aqui algumas dicas básicas para você ter frutas de qualidade, não importa qual o tipo, a quantidade de plantas e a localização do seu pomar, seja
no sítio ou no terreno da sua casa na cidade.
Duas coisas são indispensáveis: a primeira é a poda e a segunda é a aplicação de caldas e produtos para controle de pragas e doenças. Toda frutífera necessita de algum tipo de poda, seja para arejamento da parte interna, seja para produção de frutos.
Para os citros em geral, como laranjas, mexericas e tangerinas, a poda consiste na retirada de galhos doentes, galhos próximos do solo e galhos voltados para a parte interna da planta, permitindo ventilação e insolação em toda a sua área, reduzindo a infestação de doenças.
A poda de produção é feita nas espécies de clima temperado, como ameixas, pêssego e uva, e consiste na retirada de parte de seus ramos produtivos, para equilibrar a produção de frutos.
O controle de pragas e doenças que atacam o pomar é feito com a aplicação de caldas à base de cobre e enxofre, como a calda bordalesa e calda sulfocálcica.
Recomendamos que você consulte um técnico de sua confiança para as recomendações corretas e o número de aplicações durante o ano.
Seguindo estas dicas, com certeza você terá frutos de qualidade para o consumo de sua família.
Conheça mais sobre o CAPA em www.capa.org.br