PLANTAS REPELENTES
Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]
O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Em épocas de calor intenso, é comum o surgimento de mosquitos e outros insetos.
Algumas plantas tem ação repelente para se defenderem, e podem ser usadas no preparo de produtos naturais para serem usados em hortas, ambientes domésticos e na pele.
Todas as plantas que exalam cheiro forte são consideradas repelentes: citronela, eucalipto cheiroso, cravo da índia, canela, alecrim, losna, arruda, louro, manjerona, manjericão, alfazema, boldo miúdo, malva cheirosa, mil em rama.
Nesse programa, falaremos de duas plantas. A primeira, citronela, é usada para afastar formigas, moscas, mosquitos, lesminhas da couve, pulgas, carrapatos e piolhos. Para esses casos, deve-se fazer um chá de citronela bem forte, deixar esfriar e então diluir um litro de chá pra um litro de água e aplicar a mistura.
Esse preparado pode ser borrifado no ambiente, nas plantas e pode ser usado para dar banhos em animais – com exceção de gatos, pois eles se intoxicam –.
Uma informação importante: como o repelente de citronela é tóxico, não deve ser ingerido.
A segunda planta sobre a qual vamos falar é o cravo da índia. Seu óleo tem a propriedade de repelir mosquitos, borrachudos, moscas, traças, formigas e pulgas.
Os ingredientes para preparar o produto a ser passado na pele são: um litro de álcool de cereais, três colheres de sopa de cravo da índia e 100 ml de óleo de bebê (ou óleo de amêndoas).
Coloque o álcool em um pote de vidro de um litro e adicione os cravos. Deixe o cravo curtindo no álcool durante seis a 10 dias, agitando uma ou duas vezes por dia. Desta forma, o álcool vai extraindo o óleo essencial do cravo.
Depois desse período, acrescente o óleo de bebê (ou de amêndoas). Coe tudo, coloque em frascos bem limpos e de preferência com tampa de borrifar para facilitar a aplicação.
Caso não tenha este tipo de tampa, coloque uma gota em cada braço e perna, espalhando como se faz com o repelente comercial. Reaplique a cada quatro horas ou se você suar ou se molhar.
O preparado tem validade de um ano.
Uma informação importante: não aplique sobre a pele com cortes, arranhões ou qualquer lesão de pele, para não provocar ardência ou sensação de queimar.
Para outras informações acesse: www.capa.org.br
Bom trabalho!