Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor no Tribuna Livre

13/11/2008


Usando o espaço destinado ao Tribuna Livre, dentro das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Vereadores, o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – CAPA, fez uso da palavra, através da engenheira agrônoma Ingrid Giesel oportunidade em que destacou a criação do Centro e a sua importância para a manutenção da agricultura familiar.

A criação do CAPA, no ano de 1978, foi um gesto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) na busca por justiça social, quando pequenos agricultores familiares estavam sendo expulsos do campo por um novo modelo econômico – conhecido como Revolução Verde – concentrador de renda e terras.

O CAPA contribuiu de forma decisiva para a prática social e de serviço junto a agricultores familiares e outros públicos ligados à área rural. No ano de 2008, o IECLB lançou a segunda etapa do Plano de Ação Missionária, sob o título Missão de Deus, Nossa Paixão. 

De acordo com Ingrid, dentro da perspectiva do PAMI, o CAPA constitui um trabalho diferenciado junto à sociedade em geral, promovendo ações efetivas e questionando situações de injustiça, de opressão e exclusão. 

“Ao longo da sua existência o CAPA foi caracterizando o seu trabalho com o respeito à diversidade, biológica, cultural, étnica e religiosa, como item fundamental para a manutenção da vida e para a construção de independência e autonomia.

O CAPA é um dos programas assessorados pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), que apóia projetos e programas sociais em todo o Brasil por meio de financiamento, acompanhamento e avaliação, atendendo quatro área prioritárias, ou seja, a geração de trabalho e renda, educação popular, agricultura familiar e ecologia e saúde comunitária. O apoio à existência do CAPA vem do EED, com sede em Bonn, na Alemanha, uma organização que visa o desenvolvimento auto-sustentável integral proporcionando vida digna a todas as pessoas. 

Na oportunidade, os vereadores receberam o livro “A Gente Pega Junto” – Protagonismo na Agricultura Familiar e meio quilo de açúcar mascavo produzido pela agricultura familiar. Em suas manifestações, os vereadores enalteceram o trabalho do CAPA no que se refere à agricultura familiar e os seus resultados.

Fonte: Câmara Muncipal de Erechim
 

A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br