Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

CAPA Pelotas recebe prêmio Zumbi dos Palmares

11/11/2010

O Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA)/Núcleo Pelotas foi selecionado pela comissão julgadora do Prêmio Zumbi dos Palmares, organizado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL), para receber a medalha Zumbi dos Palmares na categoria social. Homologada pela mesa diretora da AL no dia 9, terça-feira, a decisão levou em conta o trabalho desenvolvido pelo CAPA no acompanhamento e apoio ao reconhecimento público de mais de 30 comunidades quilombolas na Região Sul.

A coordenadora do CAPA Pelotas, Rita Surita, explica que o trabalho realizado durante 2009 revelou a existência de 43 comunidades quilombolas em 16 municípios da Região Sul do Estado. Segundo ela, atualmente a Região Sul é o território brasileiro com maior número de comunidades quilombolas reconhecidas pelo governo federal, através da Fundação Cultural Palmares.

O projeto premiado, explica Rita Surita, foi financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e contou com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia, ligada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Três equipes de profissionais do CAPA percorreram todos os municípios da Região Sul para realizarem o levantamento e a identificação das comunidades.

O Zumbi dos Palmares, instituído pela AL em 2008, por iniciativa do deputado Raul Carrion, homenageia personalidades e entidades que atuam em prol da comunidade afrodescendente. A cerimônia de premiação e entrega das medalhas para as categorias Cultural, Social, Política, Esportiva e Religiosa, ocorre no dia 17 de novembro, no plenário da Assembleia Legislativa.

Por: Ricardo Rojas, do Diário Popular de Pelotas (RS)

 

Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br