O Lar e Residencial Elsbeth Koehler, pertencente à Sociedade Evangélica de Senhoras, em Blumenau (SC), acolhe o 34º Simpósio Nacional da Associação Vida Digna (Avidi), entre os dias 20 e 22 de agosto. Dirigentes de instituições diaconais, voltadas ao atendimento de idosos, têm na agenda palestras, discussões, confraternizações e muita troca de ideia nestes três dias.
O pastor sinodal em exercício, Sigfrid Baade, dirigiu o devocional na manhã desta sexta-feira, na recém-criada Capela do Elsbeth Koehler. “Um lar de idosos é um espaço de comunhão e não um depósito de pessoas. Deus quer que tenhamos paz e dignidade. Ele espera que não saiamos do caminho, mas busquemos constantemente a comunhão entre as pessoas e com ele mesmo”.
O tema principal do simpósio foi dirigido pela diácona Vilma Linda Reinar, com o enfoque “Diaconia da Misericórdia”. A partir da sua pesquisa de mestrado, apresentou algumas reflexões históricas, teológicas e práticas sobre o trabalho diaconal e o atendimento às pessoas idosas. Outros dois pontos ainda serão discutidos no decorrer do evento. O promotor de Justiça Odair Tramontin discute o tema “Promotoria Pública: ILPIs – Excelência no Cuidado de Idosos” e o coordenador da Clínica Pastoral do Lar Elsbeth Koehler, pastor Nilson Hermes Mathies, apresenta a temática: “Demência e Comunicação”.
Durante o programa, os dirigentes participam de atividades como: gerontoativação com moradores locais, celebrações, confraternizações e uma visita ao Johannastift, prédio histórico no centro de Blumenau, totalmente restaurado, construído em 1923 pela Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau, e que por muitos anos abrigou a maternidade Johannastift.
A coordenadora de Diaconia e do programa Diaconia Inclusão da IECLB, diácona Ma. Carla Vilma Jandrey, os pastores Milton Jandrey e Eloir Carlos Ponath, ministros na Comunidade Blumenau Centro e a diácona Hildegard Amábile Mathies, diretora do Elsbeth Koehler, também acompanham o simpósio.