O dia 14 de maio de 2016 será para sempre uma data histórica na vida da Comunidade de Alto Biriricas – Paróquia de Domingos Martins. Em celebração ecumênica com a Comunidade Católica, finalizando o ciclo de celebrações da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, foi feito o lançamento da Pedra Fundamental da torre que está sendo construída na entrada do templo, o qual também está sendo totalmente refeito.
Por mais de 30 anos, famílias se reuniam em suas casas para realização dos cultos. Até que, em 05 de dezembro de 1937, foi inaugurado seu templo, recebendo o nome de “Igreja da Paz”. Contando atualmente com 160 pessoas membro, a Comunidade se uniu com muita animação e força de vontade para fazer uma necessária reforma geral. Estão sendo trocados o telhado por completo, piso, lustres e acabamento. Somente as antigas paredes – feitas de pedra maciça – é que permaneceram intactas, recebendo novo revestimento e acabamento. Também os bancos, púlpito e altar – todos de madeira – estão sendo reformados. Para a reforma, decidiu-se construir uma torre e colocar três sinos. Estes estão sendo encomendados com a fábrica “Sinos Angeli” e receberão os nomes de “Paz” (210 kg, 81cm de altura e 71cm de diâmetro, soando em Dó), “União” (110 kg, 61cm de altura e 55cm de diâmetro, soando em Mi) e “Bênção” (56 kg, 50cm de altura e 45cm de diâmetro, soando em Sol). A escolha dos nomes foi uma aceitação unânime do Presbitério à sugestão do Presidente da Comunidade, Arvelino Lutzke: Paz é o nome do templo – Igreja da Paz – e remete ao clima de paz que a Comunidade tem experimentado; União é a principal característica da Comunidade, que não tem medido esforços para a realização desta obra, além da união que perpassa todas as atividades desenvolvidas; Bênção é reconhecidamente o que tem significado fazer parte da Comunidade, além do desejo de que toda esta reforma e construção da torre com sinos sejam para anunciar o louvor a Deus pelas bênçãos a cada dia concedidas.
Sob coordenação do P. Eloir Carlos Ponath e da Diác. Irléci Klitzke Thomas, com participação das equipes litúrgicas da própria Comunidade e da Comunidade Católica, a celebração contagiou a todas as pessoas com um clima de satisfação e alegria por estarem fazendo parte de um importante passo na sua história de fé e de vida. P. Eloir, na pregação, falou da importância da união que a comunidade tem testemunhado ao longo da própria existência e mencionou também a bonita trajetória de união e comunhão com a Comunidade Católica. Ao mencionar a partilha da Ceia do Senhor, que em seguida foi oficiada pelo P. Eloir e distribuída pela Diác. Irléci junto a uma liderança da equipe litúrgica católica, foi ressaltada a comunhão que Cristo quer de nós: Somos um só corpo em Cristo, que nos chama a viver uma sociedade de paz, de cuidado mútuo e de união, respeitando as diferenças e unindo forças em favor do bem-estar de todas as pessoas.
Após esta tão bela e significativa celebração, houve uma confraternização, a partir de uma mesa partilhada, com alimentos trazidos por cada família.