Uma noite especial marcou esta primeira segunda-feira de Advento (03/12) e o início do ano litúrgico na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Na Igreja da Ressurreição, no centro da cidade de Timbó/SC, o pastor Guilherme Lieven e a pastora Mirian Ratz foram investidos nas funções de pastor sinodal e vice-pastora sinodal, respectivamente. A 1ª vice-presidente da Igreja e recém-eleita presidente, pastora Silvia Beatrice Genz coordenou o ato solene, que contou com a assistência do pastor Alexandre Klitzke e da pastora Márcia Helena Hülle.
Na pregação, Lieven enfatizou que a função de um pastor sinodal e de um sínodo tem que ter o foco no serviço ao próximo. Ele lembrou que Jesus Cristo negou o poder e o status e adotou servir às pessoas incondicionalmente. “Esta precisa ser uma mensagem sobre ética perante a sociedade”, disse ele.
O planejamento estratégico missionário sinodal definiu, lembrou Lieven, como norte e objetivo das ações: “Servir as comunidades e promover a unidade”. Para ele, os órgãos da estrutura sinodal, os setores de atividades e outras instâncias precisam servir e encantar as pessoas que atuam nas comunidades. “Serviremos nas cidades e nos campos; serviremos às nossas parcerias ecumênicas; serviremos pela conscientização do cuidado com a criação; serviremos para promover unidade, comunhão e paz”.
Em torno de 600 pessoas participaram da celebração que também marcou a despedida do atual pastor sinodal, Breno Carlos Willrich, e o vice-pastor sinodal, Sigfrid Baade. O diretor da Faculdade Luterana de Teologia, P. Dr. Claus Schwambach; o representante do Núcleo Ecumênico de Blumenau, padre Raul Kestring; o vigário-geral da Diocese de Blumenau, padre João Bandoch, representando o bispo Dom Rafael Biernaski, e o presidente do Conselho Sinodal, Rubens Olbrisch, deixaram mensagens de agradecimento à equipe que deixa a função e votos de esperança e bênçãos aos que assumem a partir de 1º de janeiro. Ainda participaram pastores sinodais e vices de outros sínodos da IECLB.
Lieven tem 60 anos, estudou na Escola Superior de Teologia e atuou em paróquias como Santa Helena/PR, Boa Vista/RR, Norte/RJ, Vila Velha/ES, e ABCD/SP. Também foi, durante oito anos, pastor sinodal no Sínodo Sudeste. A pastora Mirian tem 41 anos e se formou na Faculdades EST. Atuou em Sapiranga/RS, Formosa/GO e Porto Nacional/TO. Também realizou um intercâmbio com o Seminário Evangélico de Teologia, em Matanzas/Cuba. Atualmente é pastora na Paróquia de Timbó/SC.