A vida precisa de esperança, pois ela nos faz descobrir recursos que nos ajudam a viver. Em Mateus 9.21 lemos de uma mulher enferma que se aproxima de Jesus falando o seguinte para si mesma: “Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada”.
Essa mulher sofria de hemorragia. De acordo com a lei judaica para estes casos (Levítico 15.25-27), a pessoa era excluída do contato com outras pessoas e o que tocava se tornava impuro. Ela buscou ajuda médica, mas só gastou dinheiro e piorou em sua saúde. Dá para ter esperança? Já pensou? Já eram 12 anos de quarentena, contudo ela mostra uma esperança bem viva: “Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada”.
Uma menina debruçada na janela de sua casa chorava pela morte de seu animal de estimação. Com muita tristeza, observava o jardineiro enterrar o amigo de tantas brincadeiras. O avô que a observava aproximou-se, deu-lhe um abraço, e pegou-lhe pela mão e a conduziu para outra janela. Mostrou-lhe um jardim florido e disse: Está vendo aquele pé de rosas amarelas bem ali à frente? Lembra que você ajudou a plantá-lo? Era apenas um pequeno galho cheio de espinhos e hoje veja como está lindo.
A menina enxugou as lágrimas e abriu um lindo sorriso. Apontava para as abelhas, borboletas e rosas que enfeitavam o jardim.
A vida nos oferece sempre várias janelas para olharmos nossa vida. De qual janela você olha a sua vida? Daquela que tira energia de viver ou daquela que lhe dá esperança? Esta mulher poderia olhar da janela das queixas e tristezas, mas decidiu olhar por aquela que lhe dava esperança.
Então, vamos aprender com ela. O SENHOR NÃO REJEITA QUEM NELE CRÊ. Olhe para Cristo como aquele que te acolhe, que ouve tua oração, que te ama. Jesus nunca se descuidou de suas ovelhas. Anuncie palavras de esperança para a sua vida, assim como esta mulher fez. E seja o que for que você faça, comece com Deus.
O SENHOR É SOBREMANEIRA GENEROSO. Deus não dá apenas generosamente, não apenas com a mão aberta, mas com o coração cheio. Ela foi curada: saúde do corpo, saúde da emoção (“bem bom ânimo filha”) e saúde espiritual (“a tua fé te salvou”). Era o seu primeiro dia de paz depois de 12 anos! As vezes ficamos fracos com as exigências da vida e cansamos querendo resolver tudo com nossa própria força. A esperança no Senhor abre nossos olhos para vermos e usarmos recursos que ele dispõe. O motivo para esperar nele? Deus pode fazer mais em um momento, do que nós por uma vida toda. Do amor de Deus, nada pode nos separar.
Deus nos ajude a termos esperança. Portanto, faça o seu melhor. Pode parecer pouco? Aquele simples toque dela lhe trouxe o alívio que tanto procurava. A esperança em Cristo nos acompanhe em tudo o que fizermos e provemos o seu cuidado por nós. Amém.