A graça e a paz de Jesus, nosso Senhor, estejam com vocês.
No capítulo 2 de Miquéias, Deus lembra ao seu povo o bem que Ele lhe fez, mas seu povo tornou-se ingrato e injusto. Havia sofrimento e infelicidade. O amor de Deus não batia no coração do povo. Em Miquéis 6.8, o Senhor mostra como deve bater o coração do seu povo: “Ele declarou o que é bom; e o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus”.
São três coisas: “que pratiques a justiça”. Faça o que é direito. Seja correto. Íntegro. Seja um pai, marido, mãe, esposa, filho que ama, ajuda, respeita. Seja ativo na igreja. Deus pede que “ames a misericórdia”, fique contente quando você pode fazer o bem, quando pode ajudar e abençoar a vida de alguém. Nisso você será feliz! Por fim, pede “e andes humildemente com o teu Deus”. Aqui está o que sustenta! Mantém! Dá firmeza! Submeta o teu entendimento à vontade de Deus. Obedeça a Deus, ele te fará grande bem.
E porque nosso coração deveria pulsar assim? Em 1ª João 4.19 lemos: “Nós amamos, porque ele nos amou primeiro”. O coração do Pai pulsa cheio de amor por nós, então o nosso também vai pulsar neste ritmo. Na vida aprendemos a amar, tanto a Deus como as pessoas. Tudo que é feito e vivido com amor deixa sua marca. Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa.
Eu já estive ao lado de pessoas no leito de morte, quando estão no limite da eternidade. Nunca ouvi uma pessoa moribunda dizer: “tragam os meus diplomas! Quero olhar para eles mais uma vez. Mostre-me meus títulos, minhas medalhas, aquele relógio de ouro que ganhei”. Quando a vida na terra está no fim, as pessoas não se cercam de objetos. Querem em torno de si pessoas, pessoas que amam e com as quais mantém relacionamentos. É sábio aprender essa verdade o quanto antes.
Na primavera de 2010 Todd e Tara perderam sua filha Taylor de 13 anos num acidente. Seguiu-se o pior pesadelo de quaisquer pais: sepultamento, lágrimas, perguntas. Decidiram doar os órgãos. Patricia Winters precisava demais de um coração. Fazia 5 anos que o dela começou a falhar e tudo o que podia fazer era dormir. Estava fraca demais. O coração de Taylor deu para ela um novo começo de vida. A mãe fizera só um pedido: queria ouvir o coração da filha. Ela e Todd voaram de Dallas para Phoenix e visitaram Patricia. As duas mães se abraçaram por longo tempo. Então Patricia deixou Todd e Tara ouvirem o coração saudável. De quem foi o coração que escutaram? O coração pulsava em outro corpo, mas era de sua filha. E quando Deus ouve o seu coração, ele coração de seu Filho que habita em você?
O cristão é uma pessoa em quem Cristo está acontecendo. Pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com Deus. Amém.