“Mais ou menos a meia noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos de louvor a Deus e os outros presos escutavam” (Atos 16.25).
Aproximadamente 365 pessoas participaram do XXII Dia de Corais que ocorreu na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Paz, Paróquia de Nova Gonçalves, Canguçu/RS. O dia de sol e temperatura agradável foi propício para o encontro dos 13 grupos que vieram das diversas Comunidades do Sínodo Sul-Rio-Grandense. O encontro começou com culto conduzido pelo P. Gleidson Ademir Fritsche, P. Ildomar Reinke e Pa. Sin. Roili Borchardt. Na pregação, o P. Gleidson destacou, baseado em Atos dos Apóstolos 16.16-35, o fato de que a música é dom de Deus a ser bem utilizado nos mais diversos momentos da vida comunitária e pessoal. Em alegria ou dor o canto comunitário deve ser expressão de fé no Cristo que venceu a morte no Domingo de Páscoa. Por isso, devemos zelar e ter cuidado com o que cantamos e como o canto comunitário é conduzido. A pregação foi intercalada pelas estrofes do hino 611 do Livro de Canto da IECLB “Ó que mil línguas eu tivesse”. O coral misto Renascer da Paróquia de Nova Gonçalves apresentou dois hinos durante o culto. Também durante o culto entoamos “Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião”, hino 641, de autoria do P. Oziel Campos de Oliveira Jr., o qual nos explicou como foi escrito e composto este belo hino.
Após o culto, começaram as apresentações. O Coral Renascer da Paróquia de Nova Gonçalves iniciou. Na sequência, foi a vez do Coral da Paróquia de Arroio do Padre, seguido pelo Coral da Comunidade Aliança, da mesma Paróquia. Ainda antes do almoço, o coral da Paróquia de São Lourenço do Sul nos brindou com suas apresentações. Após o almoço, as apresentações iniciaram com o Grupo Pequenos Cantores de Cristo. Em seguida cantou o Coral da Paróquia São João de Pelotas, o Coral da Paróquia Trindade de Pelotas, o Coral da Paróquia de Morro Redondo, o Grupo Manancial da Comunidade São João de Pelotas, o Coral da Paróquia Emanuel de Pelotas, o Coral Masculino Harmonia de Capitão Garcia, o Coral da OASE da Comunidade Martin Lutero de Pelotas, o Grupo de Canto Esperança da Paróquia Emanuel de Pelotas e, novamente, o Grupo Pequenos Cantores de Cristo. Após as apresentações, entoamos em conjunto o hino ensaiado por todos os corais e grupos “Sempre em vossa via”, 333 do LCI.
O Encontro foi encerrado com oração e bênção. Esperamos nos ver novamente em 17 de maio de 2020, na Comunidade Martin Lutero de Pelotas, no XXIII Dia Sinodal de Corais do Sínodo Sul-Rio-Grandense.