No dia 16 de março lideranças do Sínodo Sul-Rio-Grandense se reuniram para a reunião ordinarária do Conselho Sinodal. A reunião aconteceu durante todo o dia na sede do Sínodo.
Os conselheiros e conselheiras foram saudados e acolhidos pelo presidente do Conselho Sinodal, Sr. Ronaldo Tessmann. Em seguida a pastora sinodal Roili Borchardt trouxe a meditação baseada no tema e lema da Igreja. A pastora enfatizou o conceito da paz e, fazendo uso do texto bíblico do Evangelho de Lucas 10.1-12, desafiou os conselheiros/as a assumir com convicção e amor a tarefa de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo no mundo atual.
Dentre os vários assuntos abordados na reunião foi enfatizado que, como diretoria do Conselho Sinodal, serão adotadas as seguintes metas para o ano de 2019: - Ir mais ao encontro das Paróquias (visitação as comunidades); - Dar maior atenção ao futuro projeto da Capelania Hospitalar (visitação pastoral nos hospitais de Pelotas); - Ênfase na formação de lideranças leigas (encontros de presbíteros/as em duas área diferentes do Sínodo); - Maior diálogo e aproximação com algumas Comunidades Luteranas Independentes.
O tesoureiro do Conselho Sinodal, Sr. Jorge Vilmar Tuchtenhagen, apresentou a prestação de contas do ano de 2018 e o pré-orçamento para 2019, os quais serão novamente apresentados e discutidos na próxima Assembleia Sinodal.
A Pa. Janaína W. Stahlhöfer, representante do Sínodo no Conselho da Igreja, apresentou os assuntos que foram abordados na última reunião do Conselho. Ainda houveram várias comunicações de encontros organizados pelos setores e que devem acontecer nos próximos meses, bem como, foi ampliada a comissão que deve pensar e organizar o Dia da Igreja para este ano e restruturadas as comissões de Finanças e de Visitação e Avaliação. O pastor vice-sinodal P. Fábio Steinert conduziu a oração final da reunião.