Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Palavras agradáveis ao Senhor - Salmo 19.14 - P. Luiz Carlos Oliveira - 10 de setembro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

10/09/2021

Olá! Bom dia!

Paz e bem a todas e todos vocês nesta manhã e por todo o dia que teremos hoje.

Hoje coube a mim a reflexão, a breve reflexão e também um breve momento de oração para iniciarmos o dia a partir da palavra de Deus.

E quero meditar com vocês nesta manhã numa palavra do Salmo 19.14, que diz: As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu.

As palavras dos meus lábios sejam agradáveis na tua presença.

Esta palavra é sábia, como tantas outras palavras bíblicas, porque falar aquilo que seja agradável ao Senhor é falar aquilo que constrói para a vida das pessoas; que edifica situações; que procura construir para a vida de pessoas onde nós estamos. Pensando nisso, lembrei de uma pequena história ou estória, que nem sei se é real mesmo ou apenas algo inventado.

Conta-se que certo dia um rapaz foi conversar com Sócrates. Veio até ele para lhe contar um fato. Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou: - O que você quer me contar já passou pelas três peneiras? - Três peneiras?! Como assim, perguntou o rapaz. - Sim! Três peneiras. A primeira é a verdade. O que você quer me contar dos outros é um fato mesmo? Caso você não tenha certeza ou tenha apenas escutado falar, então a coisa deve morrer por aí mesmo. Suponhamos, entretanto, que seja verdade. Neste caso, você deve passar pela segunda peneira. Que se chama bondade. O que você quer me contar é coisa boa? Ajuda a construir ou a destruir a fama, a reputação do seu próximo? Se o que você quer contar é verdade, é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira que se chama convivência ou necessidade. Convém contar? É necessário contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a pessoa ou as pessoas ao seu redor? O filósofo, dada a explicação, fechou a conversa com a seguinte palavra: - Se passar pelas três peneiras conte, relate. Tanto você, como sua irmã ou seu irmão, e as pessoas que cercam vocês vão crescer com certeza. Caso contrário esqueça e deixe tudo para trás. Diz a história que o rapaz curvou-se às ponderações do filósofo, decidindo não contar coisa alguma. Seu caso iria enroscar-se, certamente, em alguma peneira do sábio.

Conviemos com pessoas e nós também estamos na mesma situação. Muitas vezes nós somos agentes de palavras que não precisariam ser levadas adiante. E, como disse antes, convivemos com pessoas que parecem ter um desejo imenso, ou uma necessidade imensa de contar coisas que ouviram, não sabem se é verdade, mas que outros falaram. É sábio, como diz o salmo, que as palavras dos meus lábios, dos seus lábios, sejam agradáveis na tua presença. Vamos cuidar! Vamos cuidar com o que falamos, especialmente de outras pessoas. É fundamental que falemos o que constrói, o que ajuda, o que motiva para a vida e preserva a integridade moral e também a reputação de outras pessoas. Que assim seja o nosso dia! Que assim seja o que vamos viver neste dia, sob a mão do nosso Deus.

Convido para um momento de oração: Amado Senhor, nosso Deus, obrigado! Obrigado que tua palavra nos ensina que nossas palavras devem e podem ser boas; que constroem vidas; que ajudam pessoas a serem cada vez mais fortalecidas e animadas. Não permita que nós sejamos instrumentos de fofoca, de falar aquilo que não é legal, aquilo que não ajuda na vida das pessoas. Queremos falar do bem; queremos falar daquilo que constrói para onde nós estivermos, juntamente com a vida de pessoas. Pedimos, oramos e colocamos o dia em tuas mãos no nome santo de Jesus. Amém.

Tenham todos um bom dia e Deus os acompanhe em tudo o que vocês fizerem. E que as palavras dos seus lábios, dos meus lábios sejam agradáveis ao nosso Deus hoje e sempre. Até mais. 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br