Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

O Poder do Exemplo

19/09/2019

Quando falamos do poder do exemplo, logo nos vêm à mente a famosa frase:

UM EXEMPLO VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS.

E assim realmente é. Desde que somos crianças, nós imitamos nossos pais. Começa pelo falar. Imitamos o que nossos pais dizem. É assim que aprendemos a falar: IMITANDO!

E é assim que seguimos vida afora. Crianças maiores imitam os seus pais. Jeito de ser, de agir, até de pensar. Por isso, há também o ditado:

FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É.

Ou:

A FRUTA NUNCA CAI LONGE DO PÉ.

E os dois fatos mais famosos do exemplo que destoa daquilo que falamos são os seguintes:

Falamos a nossos filhos que eles NÃO DEVEM MENTIR. Então, lá pelas tantas toca o telefone. O pai ou a mãe não querem atender. E então dizem:

- Filho, atende o telefone e, se for para mim, diz que eu não estou.

Também falamos para nossos filhos que ELES NÃO DEVEM DIZER PALAVRÃO. Mas, quando eles não estão nos vendo, falamos:

- Aquele FDP me passou para trás. PQP! Aquele desgraçado....

Hoje em dia, falar palavrões já não é mais errado. Quem está errado é quem NÃO fala palavrão! Vejam que exemplo nós deixamos para nossos netos!


E eu gostaria de avançar um pouco mais na nossa reflexão e ver o que a Bíblia nos diz, pois ela é a base da nossa fé:

O primeiro: do Evangelho de João 13.15, onde Jesus diz: “Porque EU LHES DEI O EXEMPLO, para que, como eu fiz, vocês façam também.

Vejam: Jesus veio a este mundo para nos ensinar a vontade do Pai. Ele falou, ensinou. Mas, acima de tudo, ELE DEU EXEMPLO.

Ele não só falou que todos devem ter o pão de cada dia. Ele também partiu o pão com todos – nas duas multiplicações do pão que fez.

Ele não só falou que todos deveriam perdoar, mas ele mesmo perdoou os que o estavam crucificando ao dizer do alto da cruz: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.

Ele não só falou que aquele que quer ser o maior entre seus seguidores deve ser escravo do outro. Ele também mostrou isso quando lavou os pés dos discípulos.

Ele não somente falou que deveria haver paz e não guerra. Ele também deu exemplo disso quando Pedro sacou da espada e cortou a orelha de um dos que o vinham prender. De imediato, Jesus repreendeu Pedro e curou a orelha daquele que tinha vindo prendê-lo e matá-lo!

O segundo: da terceira carta de João, versículo 11: AMADO, NÃO IMITE O QUE É MAU E, SIM, O QUE É BOM.

João conhece o ser humano. E sabe que a tendência do ser humano É SEMPRE IMITAR O QUE É RUIM, O QUE É MAU.

Vejam se não é assim: começa desde a escola. Aquele que é bom, que obedece as regras da escola, que não cria encrenca, que estuda, é chamado de NERD e outras expressões que o deixam constrangido. Mas aquele que faz bagunça, que gazeia aula, que dá mau exemplo – este é ADMIRADO pelos colegas.

E assim vai pela vida afora. Existe uma tendência dentro de nós de seguir os maus exemplos. Se fôssemos usar palavras de Martin Lutero, o Reformador, iríamos dizer que o VELHO ADÃO é que existe em nós quem está se manifestando. Martin Lutero diz:

(O velho Adão e a nova pessoa que nasce do Batismo) nos acompanharão pela vida inteira, de modo que a vida cristã é simplesmente um BATISMO DIÁRIO, iniciado uma vez e em constante andamento. Pois o tempo todo é preciso varrer fora o que é do velho Adão, para que apareçam as qualidades do novo (homem).

Termino com as palavras de Jesus:

“Porque EU LHES DEI O EXEMPLO, para que, como eu fiz, vocês façam também.”
 


Autor(a): P. Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53347

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br