Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

O necessário...

Senhas diárias

15/07/2021

SENHAS DIÁRIAS - 15.07.2021
Êxodo 16.11-12 – O Senhor disse a Moisés: Eu tenho ouvido as reclamações dos israelitas. Diga-lhes que hoje à tarde, antes de escurecer, eles comerão carne. E amanhã de manhã comerão pão à vontade. Aí ficarão sabendo que eu, o Senhor, sou o Deus deles.
Hebreus 10.36 – Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que ele promete.
Andar no deserto não é coisa simples e fácil. Não que eu já tenha feito isso, mas os relatos de quem já esteve lá são exemplares e nos ajudam a compreender um pouco estas dificuldades. Para o povo de israel foi complicado e um grande desafio. Mesmo que tivessem recebido a libertação e se dirigissem para uma terra que mana leite e mel, os desafios suplantavam a visão das bênçãos que viriam. Muitas vezes o povo reclamou; muitas vezes o povo quis desistir. Moisés, através da Palavra de Javé, o Senhor, era quem mantinha a motivação do povo para seguir adiante. No Egito, apesar da escravidão e trabalhos forçados, havia alimento, não com tanta fartura, mas havia diariamente. No deserto não era assim. Faltava água, faltava pão, faltava sombra. É verdade que Deus acabava por providenciar, mas a insegurança acompanhava o povo em sua jornada. A fé não era confiante o suficiente para enxergar a presença de Deus diariamente. Certamente nós também teríamos dificuldades em manter o foco da fé em meio ao deserto. Mas o Senhor sempre providenciava o necessário para que a vida continuasse e a caminhada seguisse adiante. Muitas foram as vezes em que o povo reclamou e tantas vezes assim o Senhor providenciou o necessário. Nós podemos confiar que sempre haverá o necessário para as nossas vidas também. Mesmo que não enxerguemos este necessário, Deus o está providenciando a cada dia. Como para o povo no deserto, para nós também é assim: é preciso confiar e esperar pela providência divina.
É o que o autor de Hebreus nos exorta a fazer. É necessário ter paciência, primeiro para fazer a vontade de Deus e depois para receber o que necessitamos. Não há como obrigar Deus a fazer algo. Ele não age conforme nossas decisões. Ele age conforme sua vontade em relação aos nossos clamores e pedidos. O Senhor tem o seu tempo, mas também conhece nossas carências e necessidades. Ele vai agir no tempo certo. Somos exortados a confiar tudo ao Senhor, fazer a parte que nos cabe e aguardar dele o que necessitamos. É preciso saber esperar fazendo o que precisa ser feito. Nas promessas do Senhor nós aguardamos e nos confiamos. Aprendamos a não reclamar, mas trazer na presença do Senhor Jesus tudo o que nos aflige e nos traz inseguranças. Ele ouve o que está em nosso coração e em nossa mente. E agradeçamos também, pois isso revela a certeza de que é o Senhor quem está agindo nas nossas vidas. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
ID: 63668

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A graça só tem um recipiente - o nosso coração.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br