SENHAS DI ARIAS - 05.01.2022
Êxodo 33.19 – O Senhor diz: Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.
2.ª Coríntios 8.9 – Vocês conhecem a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que, por meio da pobreza dele, vocês se tornassem ricos.
A Bíblia nos apresenta Deus como Todo Poderoso. Nossa fé cristã também nos diz assim. Esta passagem de Êxodo fala exatamente isso. Deus é Deus e tem tudo em suas mãos. Podemos afirmar que Deus faz o que quer e não precisa dar satisfação para qualquer pessoa. Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer é uma afirmação deste tipo. Deus usa de sua misericórdia no momento que quiser usar e com quem quiser usar. Essa independência e liberdade única só Deus tem. Nós, pessoas, precisamos aprender isso cada vez mais. Dentro deste aprendizado também está o fato de que, com toda a sua liberdade e poder, o Senhor se submete ao amor, que lhe é próprio e conduz suas ações. Assim, podemos confiar que sobre nós está a mão amorosa e cuidadosa do Senhor. Deus é Deus, mas se submete ao bem para com sua criação. Pode parecer meio estranho, mas é assim que Deus age. As escrituras nos testemunham isso incontáveis vezes. Que maravilha saber que esse Deus que tupo pode, se limita por causa do amor.
E é isso que Paulo diz aos coríntios. A riqueza e o poder de Deus se submeteram ao amor quando Cristo se fez gente, e gente simples, do povo. Deus mostra sua graça ao deixar seu lugar majestoso para viver em Jesus, o Nazareno. Ao fazer gente pobre, que abre mão de seu poder, o Senhor nos fez ricos em sermos elevados à condição de suas filhas e de seus filhos. Somos ricos por causa do amor de Deus. Mas nossa riqueza não está na condição financeira. Nossa riqueza está na vida diferente e com qualidade, em relação ao próximo, que Jesus nos mostrou e nos deixou como herança. Na vida cristã, comprometida com o Senhor Jesus, está a grande riqueza que Deus nos deu. Vamos confiar no Senhor e viver segundo a sua riqueza, que é a riqueza do amor, da misericórdia e da graça. P. Luiz Carlos