
A quarta-feira (16/10) iniciou com uma significativa meditação matutina, carregada de simbolismos, imagens e palavras que fizeram as Ministras e Ministros a refletirem sobre aquilo que está no centro de seus ministérios: compromisso com o Evangelho.
A Palestra da manhã este a cargo da Professora Gundrun Piper Schmidt que abordou o tema: Ambiente organizacional e ministério. Ela compartilhou muito de sua experiência de trabalho de administração e gestão em psicologia organizacional na Caixa Econômica Federal e também do seu trabalho na Paróquia Martim Luther de Curitiba, onde ela foi presidente. Algo muito relevante que nos marcou foi: A boa notícia: em relação às empresas, a Igreja tem inúmeras vantagens, como, por exemplo, não visar ao lucro, o tempo pode e deve ter outra dimensão que nas empresas, o seu código de ética é a Bíblia e, principalmente, a mensagem de Cristo – amor, perdão, respeito ao próximo, ao diferente e fé!”
A reação a Palestra esteve a cargo do Professor Delmar Hinnah, membro da Comunidade de Panambi. Nas suas colocações ele perguntou-se de que maneira as tecnologias organizacionais podem ser úteis à atuação ministerial? Enfatizou que “o mais importante não é o conhecimento, mas o que faço com esse conhecimento e, principalmente, o que faço com esse conhecimento em favor da outra pessoa.
Na parte da tarde as Ministras e Ministros participaram das oficinas. Foram na tarde das oficinas. Foram 19 disponibilizadas. Momento de, em grupos menores, discutir assuntos relevantes ao Ministério com Ordenação na Igreja.
A noite aconteceu o jantar de confraternização, com apresentação cultural e artística. Inicialmente fomos agraciados com a Banda Popular que orienta-se com música de samba-percussão e capoeira e as interpreta como trabalho de educação na fé cristã no âmbito da Igreja. Essa Banda Popular está ligada ao Projeto Construindo Pontes, que é uma parceria entre o Sínodo Paranapanema e a Igreja Evangélica Luterana da América Central (EKM sigla em alemão). Esse é um projeto que busca ganhar novas forças no trabalho ecumênico e na luta por justiça e paz.
Também houve a apresentação das crianças do projeto Dorcas que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através de atividades educacionais, culturais e esportivas, agregando valores cristãos. A apresentação das crianças emocionou as Ministras e Ministros. Foi o momento alto da noite. As crianças receberam um caloroso aplauso e foram despedidas com oração e bênção proferida pelo Pastor Presidente Nestor Paulo Friedrich.
Após as apresentações houve a integração das Ministras e Ministros. Muita conversa, fotos, animação e alegria pelo encontro e pelo novo ânimo que esses momentos propiciam.