No dia 07 de Agosto foi realizada, na Comunidade Colônia Riograndense, a I Oficina Paroquial de Música de Assis SP. Participaram do evento membros de diferentes comunidades que compõe a paróquia. De certa forma a realização da oficina tem a ver com a III Oficina Sinodal de Música, que foi realizada em 2009 em Assis, por iniciativa do Conselho de Música do Sínodo Paranapanema. O tema central da oficina foi o canto comunitário. Através de dinâmicas de integração e percepção corporal o trabalho foi iniciado no sábado pela manhã. O público variava entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Geralmente estas faixas etárias tem trabalhos específicos voltados para cada uma delas, como culto infantil, ensino confirmatório, juventude, OASE, presbitério, etc... Já com a música é possível unir estas diferentes gerações em torno de um objetivo comum: a busca de um exercício musical que leve a uma maior sensibilidade para esta área na vida da Igreja.
O Canto Comunitário é o foco de atenção de todo o fazer musical da Igreja. Lutero revolucionou o culto do seu tempo justamente ao incluir o canto da comunidade na liturgia e dando a ele especial valor e atenção. Para cantar é preciso mais que vontade. Por isso, exercícios de técnica vocal foram experimentados. Neles, deu-se especial atenção à postura corporal, respiração, dicção e projeção da voz. Mas nem tudo foi canto. A participação do Conjunto de Metais da comunidade enriqueceu muito a oficina. Tanto que houve momentos em que se trabalhou apenas com estes instrumentistas, os quais no domingo participaram com todo o grupo do culto, dando brilho ao canto e ao todo da liturgia.
Há uma tradição musical ainda muito viva na memória dos membros desta paróquia, por isso o canto em conjunto foi muito favorecido e em um dia conseguiu-se montar um coral paroquial a partir da oficina. O desafio que se coloca agora é a continuidade da prática musical na paróquia, boa vontade e entusiasmo foram ingredientes que não faltaram entre os participantes da I Oficina Paroquial de Música. Que Deus nos dê ânimo para continuarmos a servir ao seu chamado através da música.
Cleonir Geandro Zimmermann - Ministrante