A “avaliação” passa por avaliações... Sim, até mesmo a palavra “avaliação” está sujeita ao desuso no Sínodo Norte Catarinense!
Após a homologação do CSACAMM – Conselho Sinodal de Avaliação de Campos de Atividade Ministerial e Ministros, o mesmo iniciou pacientemente um trabalho de revisão das antigas diretrizes. Não somente a busca por uma agilidade metodológica, mas principalmente, a humanização / dignificação da avaliação foi tema central dos trabalhos. O teor e o foco da “avaliação” está mudado. Dos primeiros resultados, destacamos dois pontos importantes:
1º - A avaliação está desvinculada do TAM (Termo de Atividade Ministerial): O objetivo final da avaliação nada tem a ver com momento decisório sobre a renovação ou não do TAM.
2º - A agilidade e leveza metodológica: Houve um enxugamento das comissões e dos relatórios pedidos, e, leveza no cronograma proposto.
Obviamente, cada mudança precisa ser assimilada com tempo e dedicação. Para tanto, o Sínodo Norte Catarinense promoveu um Seminário de Capacitação para as comissões de avaliação. Este aconteceu em São Bento do Sul em Fevereiro/2012. Reuniram-se representantes de nove comissões para refletirem sobre a nova metodologia, que prevê os seguintes objetivos gerais:
• Prezar pela continuidade dos vínculos e dos trabalhos
• Ouvir
• Incentivar
• Auxiliar
• Diagnosticar
• Cuidar - “Cuidar bem do Bem da IECLB”
Durante este 1º semestre de 2012 estaremos experimentando pela primeira vez a nova metodologia, mais dialogal, pastoral, fraterna, em parceria entre ministros ordenados e lideranças leigas.
Além disso, o CSACAMM continuará somando esforços para a revisão das Diretrizes de Avaliação, cumprindo com zelo a exortação do apóstolo Paulo: “procurai progredir para a edificação da igreja” (1 Co 14. 12b). Queira Deus, que estas avaliações possam ser bênção para lideranças, ministros/as e para a edificação da Igreja.