Havia um sábio muito famoso no Egito, cuja sabedoria era admirada por todos. Um turista americano queria muito conhecer a sabedoria deste homem, e por isto procurou falar com ele pessoalmente. Quando entrou em sua casa, o visitante constatou que este sábio vivia num quarto pequeno e muito modesto, cheio de livros. Os únicos móveis eram uma cama, uma mesinha e um banco. Então perguntou: - Mas, onde estão os móveis? O sábio lhe deu uma olhada, e respondeu: E onde estão os seus? O turista espantou-se e disse: Os meus?! Mas eu estou aqui só de passagem! O Sábio então concluiu: - Eu também!
É bem verdade que estamos nesta vida só de passagem. Muitos se esquecem disso, e vivem como se fossem permanecer aqui pra sempre. Vivem para acumular, porque baseiam nisso o sentido da sua existência. Outros vivem a filosofia do prazer a qualquer custo pra fazer a vida valer apena. Quantas formas de viver poderíamos ainda citar!?
Mas caro leitor, duas coisas o ser humano jamais deveria desprezar na vida: o conhecimento (educação) e a sabedoria. O conhecimento vem da educação escolar e o convívio social. Já a sabedoria, que torna um ser humano verdadeiramente sábio e eficiente para cuidar de si, e dos outros com dignidade, provém de Deus.
Começamos pela EDUCAÇÃO. Muitas pessoas famosas já deram suas opiniões sobre educação. Albert Einstein disse: “É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e percepção nítida dos valores. Tem de aprender do belo e moralmente bom”. Walt Disney disse: “A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer. Nossos maiores recursos naturais são as mentes das crianças”. Henri Adams disse: “Um professor influi para a eternidade. Nunca se pode dizer até onde vai a sua influência”. Edmund Burke disse: “Quem abre uma escola, fecha uma prisão”. Henri Ford disse: “Não encontre defeitos, encontre soluções, qualquer um sabe queixar-se”. Segundo Traude Moser, (professora aposentada em Curitiba), “nossa maior missão não é o ensino em si, mas sim, despertar o interesse, a atenção e o gosto pelo estudo e pela matéria, além de analisar as dificuldades de cada aluno, proporcionando ali um ambiente alegre, feliz, para que a escola não venha a se tornar um castigo para o estudante. “Educar, não é cortar as asas, mas orientar o vôo”.
Que bom que não é Red Bull que nos dá asas, mas a BOA EDUCAÇÃO. Contudo, toda a educação de nossos sistemas de ensino ainda não é suficiente para a preservação da vida e da dignidade humana. A educação e até mesmo a religião podem ser utilizados para destruir ou escravizar pessoas. Importa conhecer a SABEDORIA DIVINA que provém do AMOR DE DEUS.
É fato que somos passageiros. Mas não é fato que tenhamos de esperar apenas a morte. A sabedoria divina nos ensina que a base de nossa existência não está em nós. Mas em nosso Criador. Em Provérbios 2:6ss diz: “Porque o Senhor dá a sabedoria, da sua boca vem a inteligência e o entendimento (...) a sabedoria entrará no teu coração e o conhecimento será agradável a tua alma, te guardará, te conservará para te livrar do caminho mal, e do homem que diz cousas perversas; dos que deixam as veredas da retidão para andarem pelos caminhos das trevas”.
Muito mais teria a dizer sobre a sabedoria, mas sugiro descobrir por você mesmo. Busque relacionar-se com aquele que deu existência a ti e todas as coisas. “Porque até a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (1 Coríntios 1:25). “Confia no Senhor de todo o teu coração, não sejas sábio aos teus próprios olhos, teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo, e alívio para os teus sofrimentos” (Provérbios 3:7-8). Sabedoria começa com fé. Não com fé na fé. Mas num relacionamento de fé com Deus Pai.