“ Quando o Espírito Santo vier, ele convencerá as pessoas de que elas tem uma idéia errada a respeito do pecados do que é direito e justo e também do julgamento de Deus.”
João 16.8
Estamos entre duas datas importantes no calendário da Igreja. Passamos a páscoa e logo vem o dia de ascensão. Jesus disse aos discípulos antes de morrer que eles não precisavam ficar tristes porque viria o Espírito Santo para os ajudar. Justamente, nessa época, refletimos sobre isso.
O texto de João nos fala sobre esse assunto. Jesus nos diz que o Espírito Santo é o próprio Deus que vem ao nosso encontro por meio do seu poder para nos inspirar a tudo que é bom e nos afastar do mal. Para que isso aconteça ele nos mostra que a nossa idéia sobre os pecados é errada. Jesus diz que pecado é aquilo que prejudica a pessoa. Nós prejudicamos as pessoas quando não confiamos em Deus. O nosso medo nos faz pecar. Ele também nos mostra que a nossa idéia de justiça é errada. Jesus diz que justo é aquilo que traz bem-estar para as pessoas individual e coletivamente. Injusto é prejudicar os outros. Ele também nos mostra que a nossa idéia sobre julgamento divino está errada. Ele diz que as pessoas que tentam viver de acordo com a palavra de Deus já tem a vida eterna garantida, mas, aquelas que não aceitam a palavra estão condenadas até que mudem de idéia.
O Espírito Santo nos inspira, diariamente, ao bem. Então sabemos que todas as coisas boas que vemos nas atitudes, palavras e pensamentos das pessoas são inspiradas por Deus para melhorar o mundo. Essa inspiração pode ser muito bem aproveitada se a pessoa permanece ligada a uma comunidade e compartilha suas bênçãos com outras pessoas. Da mesma forma, sabemos que todas as palavras, pensamentos e atitudes ruins são contra a vontade de Deus e pioram o mundo.
Portanto, abra sua mente para a inspiração de Deus, pratique o bem e, no mais, tenha fé.